Dia da Independência é celebrado com grande evento em Primavera do Leste

Ato cívico realizado na Praça das Bandeiras marcou o dia 7 de setembro com presença da população e integração entre os poderes

Mylena Petrucelli - Coordenadoria de Comunicação - 07/09/2021

Diego Eifler
Dia da Independência é celebrado com grande evento em Primavera do Leste

As cores da bandeira brasileira enfeitaram o centro de Primavera do Leste com tons de verde, amarelo, azul e branco na manhã desta terça-feira (07), em comemoração ao Dia da Independência. População e autoridades locais participaram de um grande ato cívico na Praça das Bandeiras, no centro da cidade, para celebrar a data e marcar o patriotismo.

Os hasteamentos das bandeiras do Brasil, de Mato Grosso e de Primavera do Leste foram feitos pelos representantes do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, representados pelo prefeito Leonardo Bortolin (MDB), pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Manoel Mazzutti (MDB), e pelo juiz Roger Augusto Bim Donega, respectivamente.

“Estamos muito felizes hoje neste 7 de setembro, momento que serve para refletirmos o quão importante é a democracia e a independência do Brasil. Tantas famílias estiveram aqui nesse movimento pacífico, os poderes participaram de maneira institucional, mostrando que cada um tem a sua autonomia e seu limite de atuação, se correlacionando de maneira harmoniosa no progresso dessa cidade que nós tanto amamos”, pontuou o chefe de executivo municipal.

A Escola Municipal de Música executou os hinos Nacional, da Independência, de Mato Grosso e de Primavera do Leste. Abriram o evento o representante do Conselho de Pastores, pastor Rafael Lombardi Castilho, e o bispo diocesano Dom Derek. Na sequência, as autoridades representantes dos Três Poderes constituídos se pronunciaram, compondo o dispositivo com todo o secretariado da Prefeitura Municipal, PRF, Polícia Civil, Polícia Militar, vereadores, Corpo de Bombeiros e OAB.

“Hoje estamos muito felizes de estarmos nesse ato cívico fechando a Semana da Pátria. Como diz nossa bandeira, Primavera é uma cidade que está em constante progresso. Nesse sentido, contribuímos muito para nosso país. Temos gratidão por todas as pessoas que estiveram aqui”, destacou a vereadora Karla da Saúde (PV).

O empresário Nelso Marcon, 68 anos, natural de Santa Catarina, é um dos pioneiros de Primavera do Leste, onde reside há 43 anos. Ele fez questão de participar do ato cívico e destacou a contribuição de quem trabalhou e trabalha para que a cidade se tornasse a potência que é hoje.

“Primavera mais uma vez deu exemplo dos poderes unidos e a população unida em prol do progresso.Como pioneiro dessa cidade, lembrando nossos companheiros que chegaram aqui na década de 1970 como eu cheguei. Estamos aqui muito gratos, vendo uma cidade tão jovem com muito progresso. Acredito muito no trabalho, na seriedade e nas pessoas que fizeram essa cidade, que devem ser respeitadas”.

O vice-prefeito de Primavera do Leste, Ademir Goes (DEM), propôs um minuto de silêncio em homenagem às vítimas da covid-19. Em seguida, enfatizou o lema de ordem e progresso que é vivenciado pela população primaverense.

“Primavera do Leste hoje está cumprindo os dizeres da bandeira brasileira. Nós somos um povo ordeiro, cumprimos a ordem e queremos o melhor para a nossa cidade, fazemos o progresso acontecer aqui. Essa união de todos aqui é o que temos que transmitir para o nosso país. Aqui tem gestão e tem uma população comprometida, que levanta cedo e trabalha todos os dias”, discursou.