Escavações da nova passagem na BR-070 são iniciadas e trânsito é alterado

Coordenadoria de Comunicação - 05/09/2021

As obras do novo viaduto com passagem subterrânea pela BR-070 em Primavera do Leste já seguem em andamento desde a última sexta-feira (3). Neste domingo (05), o prefeito Leonardo Bortolin visitou o canteiro de obras e conversou com os responsáveis pela execução do trabalho, no intuito de acompanhar de perto o que será feito no local.

“Com o sentimento de alegria iniciamos uma obra grandiosa como essa. Era um sonho há muitos anos da população do bairro Castelândia, onde nasceu nossa cidade. Ela trata fluidez ao trânsito, interligando novamente o acesso dessa região ao centro da cidade, trazendo mais comodidade aos moradores, fluidez no trânsito e, principalmente, segurança a pedestre e ciclistas”, ressaltou Bortolin.

Conforme explica o coordenador da Coordenadoria Municipal de Trânsito Urbano (CMTU), Thiago Lima, a obra irá interligar o bairro Castelândia e outros sete bairros adjacentes que ficaram isolados por muitos anos ao centro, pela conexão entre a Rua Rafael Borghetti e a Rua Piracicaba, promovendo integração com segurança.

“Além do plano de mobilidade que está em execução, essa interligação irá promover uma passagem mais segura para o pedestre, motorista, ciclista que não precisarão atravessar a BR-070. Também vamos conseguir tirar grande parte de veículos pequenos da rodovia, que irão poder trafegar pelas vias marginais”, explicou o coordenador.

Com um prazo de execução de 120 dias, a obra deve melhorar a mobilidade urbana da cidade que já conta com 65 mil veículos emplacados, além de aprimorar um dos principais pontos estratégicos rodoviários da região centro-oeste, que recebe um fluxo contínuo de passagem de veículos pesados.

De acordo com as especificações do projeto, a passagem terá 1,20 de calçada do lado esquerdo e 1,20 do lado esquerdo, pensando na mobilidade de pedestres e ciclistas. A extensão da obra será de 14,40 e comportará veículos de no máximo 3,90 metros de altura.

Engenheiro responsável pela obra, Glauber Ventura, esclarece uma das principais dúvidas da população, em relação aos problemas de drenagem da obra, sobretudo durante o período de chuvas que se aproxima.

“Esse projeto foi desenvolvido para que seja operado sob o período de início de chuvas, para que tenhamos menos interferência com as águas já prevendo uma grande intervenção de drenagem. A parte da drenagem está dimensionada para atender o fluxo de águas geradas no entorno e tem uma etapa construtiva com vazão dimensionada a ela.  É a nossa principal obra, por sermos de Primavera, e estamos muito felizes em fazer parte dessa história”, frisa.

De forma inovadora, a ligação do bairro ao centro vai acontecer ainda durante o andamento da obra, no final da segunda etapa para a terceira, após a escavação e a conclusão das drenagens.

Mudança no trânsito

Durante o período de execução das obras, o trânsito será desviado no entorno da Rodovia BR 070, conforme o planejamento de tráfego elaborado pelo DNIT.

Para o motorista que segue sentido Campo Verde a Barra do Garças, o desvio será pelo lado direito com acesso à rua do Comércio, que passará a ser mão única (apenas no trecho sinalizado).

Já o motorista que segue pelo sentido oposto Barra do Garças a Campo Verde, terá que acessar o desvio, após a rotatória, pelo lado esquerdo com acesso à avenida São Paulo que também passará a ser mão única (apenas no trecho sinalizado).

Por meio de uma parceria com a Polícia Rodoviária Federal, a CMTU fez a sinalização de todo os trechos por onde o trânsito será desviado para a orientação dos motoristas. Os bloqueios das vias irão durar até a conclusão da obra.

A obra é executada com recursos próprios da Prefeitura de Primavera do Leste, em uma parceria com o DNIT, com o investimento na ordem de R$ 5,6 milhões.