Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente
Secretário de Agricultura estreita relação com o produtor rural nas questões ambientais
“Cada produtor tem o técnico especializado, mas que não lida com a parte ambiental e nós vamos suprir essa deficiência”
Por Maria Luiza - 30/08/2021
Com aval do setor produtivo o agrimensor Antonio Francisco Batista Filho (Toninho) assumiu a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente com o propósito de “manter as ações da agricultura familiar que já é referência para outros municípios e do meio ambiente que tem um papel importante para o setor produtivo, como também estabelecer uma interação profissional com o produtor rural”.
Com a formação acadêmica em gestão ambiental e a experiência profissional de muitos anos atuando no setor, Toninho tem como meta de estreitar a relação com o produtor rural exatamente nas questões ambientais, subsidiá-los nas dificuldades junto a SEMA, Intermat, Incra, já “que nas funções principais da produção como plantar na hora certa, colher, adubar, cada produtor tem o técnico especializado, mas que não lida com a parte ambiental e nós vamos suprir essa deficiência”.
A secretaria tem duas coordenadorias – Agricultura Familiar e Meio Ambiente, que na avaliação do secretário estão desenvolvendo ações importantes para o setor produtivo. Segundo Toninho, a agricultura familiar, sob a responsabilidade de Rogério Delmon, “tem crescido muito, a produção já consegue abastecer as nossas feiras e mercados devido a qualidade dos produtos”. Pela sua ótica, a agricultura familiar já conquistou seu espaço no mercado e tem visibilidade como setor importante na economia da região.
O meio ambiente teve uma evolução muito grande sob a gestão do atual secretário, “conseguimos, enquanto coordenador, estabelecer um diálogo com os órgãos estaduais e avançamos de maneira significativa principalmente na parte de licenciamentos; apenas para exemplificar, quando precisamos de material para uso da Prefeitura, o licenciamento para as cascalheiras está sob nossa responsabilidade, evitando a burocracia e a demora de um órgão em Cuiabá”. Essa coordenadoria está
sob a responsabilidade do agrônomo Igor Nascimento, servidor de carreira na parte ambiental.
Maria Luiza
Primavera do Leste se consolida como uma das principais potências agrícolas do país
Investimentos na Agricultura Familiar fortalece o setor
Prefeito, Ministério Público e Águas de Primavera assinaram a repactuação de contrato
Arborização reforça o compromisso da gestão com a responsabilidade social, diz Léo Bortolin
Município e Funasa firmam convênio para perfuração de um poço artesiano no Projeto de Assentamento São Gabriel
Os Horários de funcionamento das feiras livres
MP doa dois veículos para Secretaria de Meio Ambiente
Já estão funcionando três, dos cinco, Ecopontos que serão colocados na cidade.
Inscrições para o Festival de Comida de Rua estão abertas