Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Micro Empreendedor oxigena a economia do município e contribui para o desenvolvimento de Primavera do Leste

30/08/2021

Diego Eifler

A secretaria de Desenvolvimento Econômico de Primavera do Leste disponibiliza para a população a Sala do Empreendedor, com objetivo de orientar, tirar dúvidas e formalizar as solicitações para os interessados em se tornar um MEI – Micro Empreendedor Individual, atividade que oxigena a economia em vários segmentos.

O fomento a economia de Primavera do Leste acontece de várias maneiras – comércio, serviços, indústria, construção civil e agropecuária. Esse conjunto de atividades passa a ideia de que tudo aqui é gigantesco, que a economia é formada apenas por grandes empresas, entretanto, o micro empreendedor tem uma força muito grande nesse contexto econômico. De janeiro a julho foram formalizados 564 micro empreendedores individuais no município, o que representa cerca de quatro novos CNPJ por dia, segundo a responsável pelo setor, Silvany de Jesus Santos.

Na avaliação da coordenadora de Indústria e Comércio, Cátia Paim, esses números tem um significado importante, “retratam a confiança na gestão pública que proporciona um ambiente propício para investimentos como também pelo desenvolvimento de Primavera acima da média de muitos outros municípios do Estado”.

São várias as formas de atuação do MEI em Primavera do Leste – estabelecimentos fixos – 41.14%; local fora de loja 6.74%; vendedores de porta em porta ou ambulantes 30.82%; máquinas automáticas 0.73%; internet 13.21%; correios 1.39% e televendas 5.97%. Esses dados mostram a presença do microempreendedor em várias atividades e contribuindo para a economia do município.

O secretário de Indústria e Comercio, Franklin Rohr, tem uma leitura positiva dessa composição de empresas que formam a economia do município, “o micro empreendedor oferece uma contribuição importante para que Primavera tenha essa força econômica, além de que sair da informalidade dignifica a pessoa, o cidadão que trabalha dentro da lei tem mais possibilidades de prestar serviços, enfim como empresário e atualmente na função de secretário reconheço a força do micro empreendedor no desenvolvimento do município”.

Maria Luiza