Ponte de concreto sobre o Rio das Mortes teve investimento de R$ 5,5 milhões em Primavera do Leste

Obra construída em parceria entre prefeitura municipal e governo do estado melhora o escoamento da safra de grãos

01/06/2021

Fotos: Diego Eifler

O investimento de R$ 5,5 milhões mudou a realidade de quem mora zona rural de Primavera do Leste no entorno da MT-338. O trecho da rodovia que faz a ligação com o município de Campo Verde é uma das principais rotas para o escoamento da produção agrícola do município.  "A gente tinha dia que não conseguia passar com carro porque as tábuas da ponte estavam desencaixadas, furando pneu e caminhão correndo risco de cair da ponte. Agora, com a estrutura de concreto vai ficar melhor", diz o agricultor Falilei Fefelov Bodunov descendente de família Russa e que mora em uma propriedade na região.

A ponte de concreto foi construída em 140 dias, um tempo de execução recorde pela dimensão da obra.  De acordo com o projeto executado pela Secretaria Municipal de Obras, a estrutura tem quase nove metros de largura e aproximadamente 80 metros de extensão,  sendo um dos investimentos de infraestrutura mais importantes na região. A antiga ponte de madeira sobre o Rio das Mortes tinha sido construída 20 anos atrás até que foi substituída por concreto pelo interesse do prefeito Leonardo Bortolin em acelerar o desenvolvimento econômico do município. Praticamente a metade da produção agrícola da região passa por esse trecho da rodovia sobre o Rio das Mortes, conhecida como estrada da Mantiqueira.

O movimento de veículos de carga é intenso nesse trecho da rodovia. Diariamente caminhões e carretas carregados com grãos, pluma de algodão, milho, soja e gado depende de boas condições das estradas para escoar a produção. "Não podemos pensar em desenvolvimento regional sem dar atenção para a infraestrutura que é tão importante, As estradas são o caminho para fazer com que a nossa produção possa ser escoada com segurança e agilidade. Essa ponte de concreto pode ser considerada um símbolo do compromisso que temos com o desenvolvimento da região já que o agro é a nossa principal atividade econômica", reforça Bortolin.

O termo de cooperação entre prefeitura municipal e governo do estado foi assinado em agosto do ano passado. Do total de R$ 5,5 milhões de reais investidos na nova estrutura, metade desse valor foi paga pelo município. Para o secretário estadual de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso (Sinfra) Marcelo Oliveira. "Esta resposta, enquanto governo, é a de utilizar o dinheiro do suor dos agricultores e contribuir para o desenvolvimento do agro. Foram eles que desbravaram a região, abriram fazendas e produzem. Nós temos a obrigação, enquanto governo, de fazer parcerias com as entidades para trazer desenvolvimento", destaca.

No dia da inauguração (28/05), autoridades estiveram presentes na cerimônia e enalteceram o trabalho realizado entre prefeitura e governo do estado. "O sonho sempre foi fazer do estado um orgulho. Economia forte e pujante. A ponte do Rio das Mortes que foi tão sonhada deve ser um rotina no estado de Mato Grosso. A política feita com responsabilidade muda a vida das pessoas", ressalta o senador Carlos Fávaro.

O deputado federal Neri Geller também esteve na inauguração e fez questão de destacar que Primavera do Leste é um dos municípios mais pujantes de Mato Grosso. "Essa micro região precisa receber muita atenção do governo federal.  Nossa vontade é ajudar e contribuir para o desenvolvimento e fazer com que o congresso olhe no olho do produtor rural", afirma.

Um dos principais compromissos da atual gestão é fazer com que o município que acaba de completar 35 anos se torne uma referência em infraestrutura em um futuro bem próximo. Nos últimos anos, quase 8 pontes já foram construídas e até o fim de 2021 três novas estruturas de concreto devem ser entregues. "Nossa missão é transformar madeira em concreto. Para isso estamos trabalhando. Este ano estamos lançando mais três novas pontes ainda este ano para dar apoio logístico  aos nossos produtores", promete Ademir Goes, vice-prefeito de Primavera do Leste.