"Programa Ser Família Emergencial" irá beneficiar cerca de mil famílias com R$ 150 durante um ano em Primavera do Leste

Primeira-dama do estado Virgínia Mendes lançou o projeto ao lado do prefeito Léo Bortolin e a primeira-dama do município Ester Minosso

31/05/2021

Os 485 cartões do Programa "Ser Família Emergencial" foram entregues ao município de Primavera do Leste para que sejam distribuídos à população em situação de extrema pobreza com renda de até R$ 349,00. O lançamento do projeto foi realizado com a participação da primeira-dama de Mato Grosso Virgínia Mendes que é a idealizadora da ação social. O prefeito Leonardo Bortolin e a primeira-dama Ester Minosso Bortolin fizeram a entrega dos primeiros cartões com o auxílio financeiro de R$ 150,00 durante 12 meses. O benefício poderá ser prorrogado a depender da necessidade das famílias. "Muita gente está passando por dificuldade financeira nesse momento em que também enfrentamos um desafio na saúde. O cartão do Ser Família chegou em boa hora. Com certeza, esse auxílio vai ser uma alento muito importante para essas famílias", considera a primeira-dama do município.

Linda Aparecida é viúva e sozinha cria os filhos. Além de todas as dificuldades com a ausência do marido, ela ainda mora de aluguel. Depois de ser comtemplada com a entrega do cartão, explica que o auxílio do "Ser Família" será uma ajuda importante para da família dela. "É uma ajuda maravilhosa, eu vou usar esse dinheiro para pagar algumas contas e também para fazer algumas compras no mercado", conta.

Para a primeira-dama do estado, a parceria com as prefeituras é fundamental para que o programa consiga atender as famílias que realmente precisam. "Essa parceria com o prefeito Leo Bortolin é muito importante para nós, porque o governo não consegue chegar até as pessoas mais carentes. Por isso, a parceria com o prefeito e a primeira-dama Ester é muito importante para fazer com que esse trabalho possa ajudar a quem precisa", destaca Virgínia.

O programa Ser Família faz parte das ações da Secretaria Adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família da Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc). O objetivo é ao menos tentar reduzir as desigualdade sociais, mediante ações de promoção da cidadania, bem como a inclusão social de famílias em situação de vulnerabilidade em decorrência de situações de pobreza e risco social, situações que se agravaram ainda mais durante a pandemia da Covid-19. Em Primavera do Leste cerca de mil famílias foram comtempladas pelo Governo do Estado.

Nesta primeira etapa iniciada na sexta-feira (28), foram disponibilizados 485 cartões que já começaram a ser entregues. De acordo com o chefe do executivo municipal, Leonardo Bortolin esse trabalho conjunto entre municípios e o governo de Mato Grosso faz com que famílias necessitadas de ajuda possam ser atendidas.  "Mais um grande programa do Governo do Estado em parceria com o municípios. Fica aqui meu agradecimento ao governador Mauro Mendes e a primeira-dama Virgínea Mendes e a toda equipe por esse trabalho. Um propósito que no momento mais difícil da pandemia busca levar mais condições para as famílias carentes dos municípios", diz Léo Bortolin.