menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

IPTU de Primavera do Leste não terá aumento real em 2021. Pagamento do imposto começa só em 15 de julho

O munícipio decidiu pelo novo prazo para que os contribuintes tenham mais tempo para organizar o pagamento do IPTU

20/05/2021

O prefeito Leonardo Bortolin anunciou, nesta segunda-feira (17), a nova data para o pagamento do IPTU de Primavera  do Leste. O imposto que normalmente era cobrado a partir do dia 15 de maio, este ano o vencimento da primeira parcela está programado para o dia 15 de julho. "A prefeitura decidiu oferecer um período mais amplo para que os contribuintes tenham mais tempo para organizar o pagamento do IPTU", explica Bortolin. A decisão do poder executivo também considerou os impactos econômicos causados pela pandemia do novocoronavírus.



A Secretária Municipal de Fazenda estima uma arrecadação de R$ 18 milhões com os pagamentos do IPTU em 2021. De acordo com último balanço realizado pelo setor de tributação, 33.477 mil imóveis estão registrados em Primavera do Leste, o que corresponde a um crescimento de 9% em relação ao ano de 2019. Outra decisão importante da Prefeitura foi a de não aplicar aumento real na cobrança do IPTU. O imposto teve apenas o reajuste de 5.45% com base no INPC - Índice Nacional de Preço ao Consumidor.  "Nós entendemos que o momento é delicado e muitas famílias estão sendo afetadas financeiramente, por isso decidimos apenas repassar ao contribuinte o reajuste da inflação. Isso, com certeza, vai trazer um alívio para muita gente", ressalta o prefeito Leonardo Bortolin.

Para já ter acesso ao carnê do IPTU, basta acessar o site da prefeitura de Primavera do Leste para fazer a impressão das guias de pagamento. No início de junho, os carnês serão enviados por correio até a residência dos contribuintes. Em caso de alguma dificuldade, o contribuinte também tem a opção de se dirigir pessoalmente até o setor de tributação da prefeitura. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.


Clique aqui para imprimir o seu carnê de IPTU 2021 

 
CONDIÇÕES PARA PAGAMENTO À VISTA OU PARCELADO

De acordo com a Secretaria Municipal de Fazenda, os contribuintes que optarem pelo pagamento à vista terão direito a 20% desconto.  Se os pagamentos do IPTU de anos anteriores estiverem em dia, a prefeitura oferece mais 20% de desconto a esses contribuintes.  Para o pagamento em 3 vezes, não há desconto. Desta forma o vencimento da primeira parcela está marcado para o dia 15 de julho e as demais parcelas para os dias 16 de agosto e 15 de setembro.

A recomendação aos contribuintes é para a emissão da segunda via do carnê do IPTU seja realizada pela Internet para mais comodidade ou então que aguardem o envio do carnê original pelos correios. Apenas, em último caso, as pessoas devem ir pessoalmente até a prefeitura, isso para evitar as aglomerações. "Nós estamos orientando desse forma para evitar o risco de contaminação. Por isso, quem puder usar a Internet ou aguardar o envio do carnê pelos, são as formas mais seguras diante da pandemia. Mas quem tiver dificuldade de acesso ou não puder esperar o envio, pode se dirigir até o setor de tributação  da prefeitura", orienta o secretário de fazenda Pedro Honorato.

Veja também:

SECULT divulga programação da I Feira de Artesanato e Produtos Culinários de Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste entrega ônibus novo para Programa Conviver

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste homologa concurso público

Prefeitura de Primavera do Leste realiza mutirão de serviços no bairro Padre Onesto Costa

Primavera do Leste celebra aniversário de 38 anos com shows de renome nacional

Primavera do Leste realiza 1ª Feira de Artesanato e Produtos Culinários

Secretaria de Educação distribui materiais didáticos complementares para professores e estudantes da rede municipal de ensino

Imposto Territorial Rural de 2024 será atualizado com base no INPC, em Primavera do Leste

Fim de semana em Primavera do Leste tem desfile, exposição artística, bailinho e música ao vivo

Prefeitura de Primavera do Leste oferece 65 bolsas de estágio destinadas a estudantes de ensino superior

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333