14/04/2021 - Coordenadoria de Comunicação

Campanha de vacinação contra Influenza em 2021: confira o calendário

A campanha nacional de vacinação contra Influenza em 2021 teve início no último dia  12 de abril em todo o Brasil e segue até 9 de julho. De acordo com a Secretaria de Saúde de Primavera do Leste, a meta é imunizar mais de 13 mil pessoas dos grupos prioritários gratuitamente, via SUS.

A vacinação será dividida em três etapas, cada uma com parte do público-alvo e deve ser agendada por telefone no Posto de Saúde de referência. Confira:

Primeira fase - Até 10/05
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e puérperas (mulheres no período de até dias 45 após o parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde.

Segunda fase - De 11/05 a 08/06
Idosos com mais de 60 anos e professores.

Terceira fase - De 09/06 a 09/07
Integrantes das forças de segurança e salvamento, pessoas com comorbidades, condições clínicas especiais ou com deficiência permanente, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores portuários, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes em medidas socioeducativas.

Contraindicação
Apenas crianças com menos de 6 meses de vida e pessoas com histórico de reação alérgica intensa aos componentes da vacina da gripe anteriormente.

Covid-19
Considerando a ausência de estudos sobre a coadministração das vacinas, o Ministério da Saúde não recomenda a aplicação das duas doses simultaneamente. A orientação, neste momento, é priorizar a imunização contra a Covid-19.

Para as pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, deve ser priorizada a dose contra o coronavírus e agendada a vacina contra a Influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre elas.

A ação de imunização contra a influenza é extremamente importante para a proteção dos grupos mais vulneráveis às complicações e óbitos decorrentes da doença. Portanto, deve ser mantida, apesar de todos os desafios frente à circulação contínua ou recorrente do SARS-CoV-2. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) em 1999. (Com informações do Ministério da Saúde)