Primavera do Leste está em terceiro lugar no ranking de vacinação do Estado

Secretaria de Saúde prioriza casos de COVID-19, mas o atendimento às gestantes estão mantidos

31/03/2021

Primavera do Leste está em terceiro lugar no ranking de vacinação do Estado

O município recebeu ate o final de março 5222 e, desse total 82,90% foram aplicadas, ou seja, 4329 doses, de maneira escalonada respeitando os protocolos exigidos pelo Ministério da Saúde. Para o prefeito Léo Bortolin, a administração não tem medido esforços para atender a população, “reservamos recursos desde 2020 para aquisição de vacinas, caso fosse necessário, portanto nunca fomos negligentes e estamos atentos à todas as possibilidades para atender a população, daí a nossa colocação no ranking estadual”.

Por determinação do prefeito Léo Bortolin a Secretaria Municipal de Saúde, está priorizando os atendimentos dos casos de Covid-19 e suspendeu temporariamente exames preventivos e consultas médicas não urgentes para evitar que os serviços de saúde fiquem ainda mais sobrecarregados. E mantem o atendimento às gestantes.

Nos últimos dias, houve um aumento significativo de casos diários de internações, por isso, o município precisa priorizar o atendimento aos pacientes que possam estar infectados, sem comprometer os serviços de saúde. E mantendo o atendimento às gestantes. Isso tem sido prioridade.

Pacientes com sintomas leves de saúde podem buscar as Unidades Básicas de Saúde. Os atendimentos aos casos não urgentes, como exames preventivos do colo do útero e consultas médicas agendadas foram suspensos até a próxima sexta-feira (09).

Sintomas

Para os pacientes que sentirem sintomas leves de síndrome gripal, como coriza, dor de garganta ou tosse seca, a orientação é entrar em contato por telefone com a unidade básica de referência mais próxima e fazer o agendamento da consulta com um médico. Já nos casos de sintomas graves, febre constante, dificuldade de respirar e dores ou

pressão no peito, a orientação é procurar imediatamente a UPA (Unidade de Pronto Atendimento),no bairro Poncho Verde, que funciona 24 horas por dia.

A secretária Laura Kelly tem uma leitura positiva do trabalho desenvolvido pelas equipes de saúde – “a equipe de vacinação tem se dedicado em atender com carinho a todas as pessoas que buscam a vacina porque em cada uma há a expectativa de ficar imune a doença e, essa esperança é visível e, elas dividem conosco”.

Para Kelly o sucesso desse trabalho da saúde nesse momento de dificuldades é a união de todos os servidores, “estamos aprimorando cada dia mais o atendimento aos pacientes com acolhimento, dedicação, sem deixar de atender a rotina da secretaria e de todas as frentes de atuação, estamos fazendo a nossa parte”.

Aos sábados, domingos e feriados os casos de Covid-19 estão sendo atendidos na Unidade Sentinela no bairro Poncho Verde das 07h às 19h.

HORÁRIOS DE ATENDIMENTO

Unidades Básicas de Saúde:

Das 07h às 11h e das 13h às 17h.

Das 07h às 08h exclusivo para as gestantes.

UPA Poncho Verde:

24h por dia.