Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Prefeito, Ministério Público e Águas de Primavera assinaram a repactuação de contrato

Que permite a empresa investimentos na captação de água, tratamento de esgoto e qualidade de vida para a população

26/03/2021

Diego Eifler

“Coragem”. Foi assim que o prefeito Léo Bortolin adjetivou o trabalho do Ministério Público, Câmara Municipal, entidades representativas, da sua equipe, que resultou na assinatura da repactuação de contrato entre a Prefeitura e Águas de Primavera, “após dois anos e meio do inicio dessa discussão”. É um pacote de ações fruto de muito estudo e planejamento que somam cerca de 78 milhões em investimentos.

Segundo o prefeito, as críticas são muitas, algumas por ma fé, outras por desconhecimento da realidade, principalmente sobre as dificuldades no abastecimento e na convivência com o mau cheiro da estação de tratamento, no Jardim Riva. Ele foi claro e preciso, “não houve erro no planejamento nem da empresa e nem da prefeitura, o que aconteceu foi um crescimento gigantesco da cidade impossível de ser previsto anos atrás e nós estamos resolvendo com coragem, bom senso e de olho no futuro”.

O investimento da empresa está previsto em 30 milhões até 2040. Entretanto, a etapa 1, que deve acontecer em até 12 meses, será a implantação de 4 Km de adutora para captar água do Córrego dos Bois, com investimentos de 10 milhões. A etapa 2 até 2025, mais quatro km de adutora alcançando o Rio dos Perdidos, no valor de vinte milhões. Segundo a empresa, “logística e economicamente essas duas ações são eficazes para assegurar o abastecimento de água para o município”.

A empresa tem até 2025 para mudar a estação de tratamento, o maior problema de ordem sanitária, devido o desconforto para o moradores do jardim Riva e adjacências, como também a desvalorização dos loteamentos na região. Segundo a direção da empresa, “uma nova estação está sendo planejada nos mais avançados moldes de tratamento de esgoto”.

Além da captação de água e tratamento de esgoto, existem outros investimentos, inclusive de responsabilidade social que somam quase oitenta milhões. E segundo Léo Bortolin, “esse é o maior investimento quepoderia participar como prefeito, daí a minha satisfação em contribuir com a melhoria da qualidade de vida da nossa população”.

O prefeito falou do sonho de ver durante o seu mandato a captação das águas do Rio das Mortes, mas “infelizmente isso não vai acontecer nesse tempo, mas demos o primeiro passo nesse sentido”. Léo Bortolin terá outra compensação – a rede de esgoto do bairro Castelândia, após 45 anos e, de outros bairros adjacentes – “quero olhar para essa população e dizer que fizemos a rede de esgoto, que realizamos o sonho que as pessoas nem mais se atreviam a sonhar, isso não tem preço”.

Para o prefeito, essa repactuação foi um marco na história do município – vai permitir novos loteamentos, ofereceremos casa com água e esgoto para os moradores que foram retirados das margens da BR 070 e conseguiremos atender empresas como a Gebom e a Vitale que estão se instalando no Distrito Industrial Advino Castelli, e que só podem funcionar com tratamento de esgoto, “são muitas vitórias”.

O promotor Adriano Roberto Alves reconheceu que esse trabalho teve a participação de muitas pessoas, “foi uma discussão múltipla e, é de interesse de todos, Primavera precisa de mais água e tivemos a coragem de enfrentar juntos – Prefeitura, Câmara e vários segmentos, inclusive a imprensa que fazia criticas construtivas, e proporcionar água e esgoto para vários bairros, alguns aguardando há 45 anos”.

Estiveram presentes o vice prefeito, Ademir de Goes, o presidente da Câmara, Manoel Mazutti, os vereadores Zancanaro, Elton Baraldi, (Nhonho) e o líder do prefeito, Luizinho Magalhães. O presidente da CDL, Naudir Horh, secretários municipais e a imprensa prestigiaram o evento.

Maria Luiza