Secretaria de Cultura

PROJETO PÔR DO SOL ONLINE ABRE ESPAÇO PARA APRESENTAÇÕES DE ARTISTAS DE PRIMAVERA

22/03/2021

O show tem que continuar, mas isso só deve acontecer, com a presença do público, quando os níveis de transmissão da pandemia estiverem controlados. O cantor e compositor Wisllan Brenner sabe bem disso. A música é um estilo de vida aos 26 anos . Em suas letras, o artista, que há 3 anos se dedica profissional a carreira artística, busca retratar o lado bom do cotidiano, muitas vezes conturbado, ao melhor estilo da música popular brasileira. "A arte mostra a beleza oculta e transforma em emoção as coisas que acontecem no dia a dia", diz Wisllan ao refletir sobre suas canções.

Antes do descalabro pandêmico, o músico se apresentava em casamentos, celebrações religiosas, eventos públicos e bares de Primavera do Leste. Mas, ele nunca pôde se dedicar exclusivamente a arte. A rotina de músico é divida com o funcionalismo público. Wisllan técnico administrativo na Escola Estadual Vila União, localizada na região da Rodovia MT 130, na saída para Paranatinga. A dupla jornada o ajuda a ter mais poder de compra no fim do mês. No entanto, se houve a ele uma opção de escolha, sem comprometer a renda dele, com certeza a arte seria a primeira opção. "Se eu pudesse viveria só de música. É a minha grande paixão. eu me sinto realizado quando estou cantando"
Até que as atrações culturais sejam retomadas em casas noturnas, bares e parques, a classe artística está tendo que se reinventar e, porque não, fazer da frase "o show tem que continuar", que dá nome a um dos clássicos do Grupo Fundo de Quintal, uma filosofia de vida para seguir acreditando na arte e estar preparada para subir ao palco quando as recomendações dos órgãos de saúde derem sinais de que a vida pode retornar ao seu normal.

Para oferecer uma ajuda emergencial aos artistas de Primavera do Leste, o prefeito Leonardo Bortolin adaptou o projeto Por do Sol, em abril de em 2020, para financiar ações culturais e passassem a ser desenvolvidas de forma remota por artistas primaverenses durante a pandemia. A iniciativa do Poder executivo do município foi a primeira ação, no estado de Mato Grosso, para fomentar a produção cultural desde que as atividades do setor tiveram de ser suspensas. Por causa das medidas de biossegurança, as apresentações são realizadas por meio de transmissões ao vivo, três vezes por semana, nas plataformas digitais.

Wisllan Brenner é um dos artistas credenciados do Projeto Pôr do Sol online. A transmissão ao vivo dele será realizada domingo (21) nas redes dele e da secretaria municipal de cultura. "O projeto abre espaço para o artística expressar suas emoções. Além de ser uma auxílio financeiro importante durante a pandemia já que não podemos nos apresentar em eventos porque muitos foram cancelados por causa da pandemia", explica o artista.

Pela ótica do secretário municipal de cultura, Wanderson Lana, o Projeto Pôr do Sol é essencial nesse momento em que a classe artística sofre os impactos econômicos por causa da suspensão das atividades com a presença do público. "A lei Aldir Blanc foi muito importante para o país. Mas, infelizmente, não temos nada relacionado à possibilidade de uma segunda etapa. O Estado anunciou um novo pacote de fomento que será lançado em breve e a Secult. de Primavera do Leste retorna com o Pôr do Sol online, que foi a primeira medida de fomento aos artistas e técnicos do nosso estado. Além disso, estamos pensando outros editais para auxiliarmos os artistas e técnicos do nosso município.

Segundo Lana, “é muito importante que todos fiquem atentos as redes sociais da Secretaria de Cultura de Primavera do Leste e da Secretaria Estadual de Esporte e Lazer de Mato Grosso".

O projeto é uma forma que o município encontrou de oferecer um espaço para que os artistas se mantenham em contato com o público e levar entretenimento para as pessoas durante a pandemia.

As transmissões online serão orientadas pela equipe da secretaria municipal de cultura. "As lives acontecerão na casa dos artistas e técnicos das artes. Também estamos abrindo para demonstração de processos nos casos em que as lives não seriam a melhor maneira de expor o trabalho de artes visuais, ações de patrimônio, literatura, entre outros". Para Lana, é imprescindível movimentar a economia que gira em torno das práticas culturais, segmento que está parado há mais de um ano e não temos perspectiva de retorno da maneira como nós vivenciávamos essas ações.

Para participar é necessário fazer o credenciamento na Secretaria Municipal de Cultura, na Avenida dos Lagos, em frente ao Lago Municipal. O horário de atendimento é das 07h às 13h.