menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Agricultura familiar fortalece PIB de Primavera do Leste

Secretaria de Agricultura do município tem uma parceria muito forte com o setor

22/03/2021

Por Maria Luiza Nascimento 

                Primavera do Leste é conhecida nacionalmente como cidade do Agronegócio, com suas áreas de soja, milho e algodão e, é interessante destacar neste cenário também a Agricultura Familiar. Essa é a análise do coordenador do setor, Rogério Delmon, que trabalha com cerca de 400 famílias que vivem direta ou indiretamente da produção de gêneros alimentícios na grande Primavera (região de Primavera e área limítrofe) e comercializam principalmente nas feiras da cidade. Os gêneros alimentícios aqui no município são bem diversificados, comum nesta atividade - hortifrutigranjeiros, leite e derivados e mudas de plantas.

                Segundo o secretário Clóvis Albuquerque, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, através da Coordenadoria de Agricultura Familiar, assume um papel preponderante quanto ao fomento desta atividade no município por meio de subsídio de tratores, retroescavadeira, grades, encanteiradeira e transporte de resíduos orgânicos. Ele pontua ainda que “as solicitações, a princípio, surgem das associações de produtores e que são encaminhadas à secretaria, para que entrem na programação para realização do serviço solicitado”.

                Atualmente, o município conta com duas Feiras Municipais, referências no Estado - a feira do centro leste que é administrada pela APRHOLESTE (Associação de Hortifrutigranjeiros de Primavera do Leste) e a feira do Primavera III que é administrada pela ASFEGRAMP (Associação de Feirantes da Grande Primavera III).  Nestas, as pessoas encontram vários gêneros alimentícios produzidos pelos agricultores, artesanatos e praça de alimentação.

                Rogério fala com entusiasmo sobre vários projetos que “estamos planejando para os próximos anos”. E, exemplifica - desenvolver um pomar municipal, horta nas escolas, hortas verticais em parceria com a SAS – Secretaria de Assistência Social - Programa de troca implementado, onde o produtor recebe insumos como adubo orgânico/calcário/plasticultura e devolve ao município parte da sua produção que são encaminhados às Unidades do município. Ele ressalta, que a produção de farinha no Assentamento São Gabriel com marca própria é produzida pelas mulheres locais.

                Todos os projetos têm parcerias de instituições ligadas ao setor produtivo - Sindicato Rural, SENAR, SEBRAE, EMBRAPA e Secretaria de Agricultura Familiar do Estado de MT. Segundo o coordenador, “essas parcerias visam melhorar a cadeia produtiva local, buscando excelência na produção de maneira sustentável”.  Otimista e apaixonado pela agricultura familiar, ele reconhece ser “um longo caminho a percorrer, unindo forças buscaremos dar melhores condições aos nossos agricultores a produzir e também ofertaremos produtos de qualidade para nossa população”.

                Para Clóvis Albuquerque existe possibilidade de crescimento significativo na agricultura familiar, “esse segmento já está consolidado na economia do município devido a qualidade dos produtos ofertados nas feiras e nos mercados, mas querermos ir mais além, por isso estamos buscando mecanismos para implementarmos parcerias que possam auxiliar na produção”.

                O prefeito Léo Bortolin é o grande incentivador da agricultura familiar e, reconhece a importância do segmento, “o município tem a produção de soja já consolidada como referência para o Brasil, comércio e setor de serviços fortes, indústrias se instalando, mas a agricultura familiar indiscutivelmente contribui muito para o nosso PIB, são muitas famílias, em torno de 400 que vivem da comercializam de produtos da melhor qualidade e, esse conjunto de fatores oxigena a nossa economia”.

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Desempenho em vacinação garante a Primavera do Leste prêmio do Imuniza Mais MT

Secretaria de Assistência Social desenvolve atividades com moradores do Residencial Vida Nova

400 mudas de espécies nativas são plantadas para relembrar as vítimas da pandemia em Primavera do Leste

Prefeitura de Primavera do Leste garante transporte público gratuito à população

Número de campanha das candidatas para as 10 vagas do conselho tutelar é alterado no TRE-MT

Empresa faz novo investimento de R$ 100 milhões em Primavera do Leste e gera 400 novos postos de trabalho

Segunda edição do Mutirão do Emprego será realizada no dia 27 de novembro

Zona de Processamento de Exportação deve ser instalada em Primavera do Leste

Servidores são capacitados para ampliar atuação do aeroporto de Primavera do Leste

Mais de 30 milhões serão injetados na economia de Primavera com pagamento de servidores municipais neste fim de ano

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333