Secretaria de Fazenda

INVESTIMENTO EM SAÚDE: Mais uma sala de ultrassom é inaugurada pela Prefeitura de Primavera do Leste

Também foi feita, na oportunidade, a abertura da Sala de Exame do Teste do Pezinho

11/05/2020

A evolução no sistema de saúde pública de Primavera do Leste faz parte do compromisso assumido pela atual gestão, que se preocupa com a qualidade de vida da população. Visando progredir nos serviços oferecidos, a Prefeitura inaugurou nesta sexta-feira (08) mais uma sala de ultrassom, no Centro de Imagens Nedi Sucolotti Crespani, no Parque Eldorado, equipada com aparelho de alta tecnologia que oportunizará atendimentos até então realizados por clínicas terceirizadas ou em outros municípios. A inauguração faz parte do calendário de ações de comemoração dos 34 anos de emancipação político-administrativa.

Com mais esse avanço, serão disponibilizados exames USG obstétrica com Doppler, USG morfológica, USG de articulação com Doppler, USG tireóide com Doppler, Doppler Vascular, USG de carótidas e vértebras, Doppler da aorta abdominal e eco cardiograma, que antes era feito em Rondonópolis.

Conforme a secretária de saúde Laura Kelly, o novo equipamento trará mais comodidade e representa um avanço. “Nosso município contava apenas com um aparelho de ultrassom que já tinha uns 15 anos de uso. Só conseguíamos fazer exames simples e em pouca quantidade, devido às condições do aparelho. Nosso número de médicos ultrassonagrafistas também era pequeno e, por isso, tínhamos um grande número de pessoas na fila de espera. Para minimizar esse problema, fizemos diversas ações para reduzir o tempo as filas. Porém, agora, com mais equipamentos e mais profissionais vamos dobrar a quantidade de exames a serem realizados e com a qualidade que o paciente merece”, afirmou.

A vice-presidente da Câmara, vereadora Carmen Betti, durante a cerimônia de inauguração, comentou que são ações como essa que tornam a cidade cada vez melhor. “Somos parceiros de tudo que vem para somar, desenvolver e proporcionar melhorias aos moradores de nosso município. A nossa população tem amor por essa terra e, nesse contexto, assume a identidade de pertencer a este lugar e lutar para que ele cresça e seja cada vez melhor, por isso, merecem encontrar qualidade nos serviços, principalmente, em saúde. Fico muito feliz e parabenizo o prefeito e sua equipe por essa ação que visa ampliar a ofertar dos serviços”, mencionou.

Para o prefeito Leonardo Bortolin esses investimentos e prioridades em saúde são sinônimos de desenvolvimento. “Quando assumimos a gestão havia uma problemática de um grande número na fila de espera para realização de exames de ultrassonagrafia e quem mais sofria com isso era as gestantes que, muitas vezes já estavam no final da gravidez, mas ainda não havia conseguido vaga de ultrassom. Hoje, praticamente zeramos essa fila e, agora, temos um aparelho de tecnologia de ponta”, disse. Durante seu pronunciamento,  o chefe do executivo ainda elencou diversos benefícios alcançados na saúde púbica, como a entrega de seis unidades de saúde, clinica da mulher, entre outros.

Sala do Pezinho

Na oportunidade, também foi feita a abertura da Sala de Exame de Teste do Pezinho que antes era feito ao lado da Farmácia Municipal. Essa mudança trará mais estrutura as mamães, além disso, a iniciativa faz parte de uma política de descentralização que visa facilitar o acesso já que a Clinica da Mulher funciona no mesmo local.

De acordo com a secretária Laura Kelly, por mês, são feitos em média 120 exames de pezinho e antes esse serviço era centralizado em apenas um setor da saúde. “Agora, vamos disponibilizar pontos estratégicos de coletas melhorando o acesso ao exame para as famílias que moram em bairros mais afastados. Então além desta Sala, teremos pontos extras nas unidades do Tuiuiú e Padre Onesto Costa. Também vamos disponibilizar nesses locais a aplicação da vacina BCG e Hepatite, assim facilitamos o acesso para as mamães, neste período de grande fragilidade na vida dos recém-nascidos”.Ela anda ressaltou que o trabalho realizado pela enfermeira e doula Rodi Martins, dentro da Triagem Neonatal continuará a ser feito, mas agora, na Sala de Teste do Pezinho.