Secretaria de Saúde

Saúde do município avança e amplia rede de exames laboratoriais com implantação de posto de coleta, no bairro Buritis

08/05/2020

Com a finalidade de oferecer mais conforto, dinamizar o fluxo dos encaminhamentos de exames e proporcionar rapidez nos resultados, a Prefeitura de Primavera do Leste inaugurou na tarde desta quinta-feira (7) um posto de coleta para exames laboratoriais na Estratégia de Saúde da Família XI, localizada no bairro Buritis. A ampliação do serviço proporcionará comodidade a cerca de 20 mil moradores dos bairros Primavera III, Padre Onesto Costa, Três Américas, Jardim Florença e Boa Esperança, que antes precisavam se descolar até o Laboratório Municipal Golda Ruppel Bersch, no Centro Leste.

No local serão realizados 400 exames por dia, porém, devido à pandemia do novo coronavírus e visando evitar aglomerações, neste período foi organizado um sistema de agendamento para a produção de 100 exames/dia. Durante a inauguração, a secretária de saúde, Laura Kelly, explicou que a implantação do posto de coleta facilita o acesso do paciente, pois evita deslocamento e humaniza a assistência à saúde. “Muitos moradores dessa região deixavam de realizar seus exames por dificuldades em pagar o transporte e isso refletia negativamente no acompanhamento da saúde. Com a abertura do posto, eles terão adesão facilitada ao serviço e poderão realizar os exames perto de suas casas”, comentou.

O primeiro posto distrital de coleta da rede de atenção básica funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h ás 9h e será coordenado pela bioquímica Renata Ferreira Levy. Os pacientes com solicitações de exames laboratoriais continuarão a realizar os agendamentos nas unidades de saúde de origem por meio do SISREG – sistema utilizado pela Central de Regulação e ESF´s – e comparecerão na unidade do Buritis, com data e horário já marcado.

Para a bioquímica Renata este é o momento muito importante para os usuários. “É uma grande conquista. Estamos muitos felizes com a instalação deste posto de coleta nesta unidade que trará mais humanização dos serviços”. O presidente da Câmara, vereador Paulo Márcio, reforçou o apoio da instituição em ações que visam garantir efetivamente o tratamento de pacientes que precisam utilizar a rede pública de saúde. “Parabenizo o prefeito Léo e sua equipe por ter essa prioridade de humanizar os atendimentos de saúde. Primavera do Leste cresce e se desenvolve a cada dia e, mesmo neste cenário, em que muitos municípios enfrentam dificuldades, o nosso tem conseguido manter o funcionalismo e, isso muito nos agrada, como legislador”.

Conforme o prefeito Leonardo Bortolin, o avanço da descentralização de serviços é uma das prioridades da administração municipal, visando facilitar a vida dos cidadãos e humanizar a prestação de serviços. “Essas ações fazem parte de uma política de descentralização que visa ampliar a oferta dos serviços, melhorar o acesso dos pacientes ao Sistema Único de Saúde (SUS), com mais comodidade, diminuir as filas de espera e garantir tratamentos de forma efetiva aos pacientes”

Ele ainda frisou que essa inauguração faz parte da comemoração dos 34 anos de aniversário de Primavera do Leste e, mesmo com esse pior desafio de saúde das últimas décadas, “o município tem buscado superar e não para de desenvolver. Por isso, neste mês teremos uma série de obras que serão inauguradas e outras que vamos iniciar, anunciaremos grandes investimentos com foco na geração de emprego e renda. Tem certeza que juntos venceremos esse momento e continuaremos a progredir”.