Vacina de rotina passa a ser aplicada por sistema de agendamento

Além disso, o acompanhamento de pacientes com condições de saúde crônica também será feito por meio de agendamento prévio

24/04/2020

Vacina de rotina passa a ser aplicada por sistema de agendamento

A Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste retomou nesta quarta-feira (22) a aplicação de vacinas de rotina nas unidades de saúde. Porém, como uma das medidas de combate à proliferação do novo coronavírus, quem precisar se imunizar e manter o calendário Vacinal do Ministério de Saúde em dia deverá realizar agendamento por telefone.

De acordo com a coordenadora da Atenção Básica, Edézia Guirra, os atendimentos serão feitos somente com agendamento prévio. “É necessário que o usuário ou responsável ligue na sua unidade de referência para agendar a data e horário de vacinação. Com isso, as equipes podem melhor organizar fluxo de pessoas e evitar aglomerações”, comentou.

Para realizar a imunização, o paciente deverá levar a carteira de vacinação, cartão SUS, usar máscaras, seguir as recomendações de higiene das mãos, etiqueta respiratória e manter distanciamento de pelo menos dois metros.  Edézia ainda explica que é recomendado que as pessoas com sintomas respiratórios fiquem em casa e adiem a vacinação de rotina.

ACOMPANHAMENTO DE CONDIÇÕES CRÔNICAS DE SAÚDE

Com a pandemia do COVID-19, a Secretária de Saúde também tem se preocupado com os grupos mais suscetíveis a desenvolverem quadro mais grave da doença. Com isso, os pacientes oncológicos (aqueles com câncer ativo - que acaba de ser diagnosticado ou em tratamento) e de doenças crônicas; como hipertensão, diabetes ou outros problemas cardiovasculares, precisam ter atenção redobrada.

Dessa forma, conforme a coordenadora Edézia, é importante que portadores de condições crônicas de saúde mantenham o tratamento e acompanhamento em dia, não deixando de utilizar os medicamentos prescritos pelo médico e de seguirem os cuidados gerais de saúde. “Entretanto, para evitar circulações desnecessárias ou aglomerações nas unidades de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Primavera do Leste também irá implantar o agendamento por telefone para os grupos prioritários e de risco”.

Com essa nova medida, usuários do SUS portadores de doenças como diabetes, hipertensão, asma, entre outras, que necessitem realizar atendimento - aqueles com sinais ou sintomas de complicações, que necessitam monitorar pressão arterial, glicemia capilar, etc, ou renovar receitas médicas - para avaliação de sua condição de saúde e seguimento de seu tratamento, devem ligar na unidade de saúde de sua referência para agendar seu atendimento ou receber orientações da equipe de Saúde da Família (ESF).

Além das condições crônicas, os atendimentos de crianças para acompanhamento do crescimento e desenvolvimento também foram mantidos por meio de agendamento telefônico prévio. Em relação aos pacientes com transtornos mentais, os atendimentos também serão agendados conforme necessidade avaliada.

Edézia ainda explica que o acompanhamento das gestantes durante o pré- natal não sofreu alterações na rotina. “As gestantes passam regularmente com consultas médicas e de enfermagem e tem seus exames realizados conforme protocolo preconizado pelo Ministério da Saúde”.

TELEFONES DAS UNIDADES DE SAÚDE

UNIDADE

TELEFONE

REGIÃO