menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Secretaria de Saúde

Receba os agentes comunitários de saúde em sua casa

Atualização de cadastro dos usuários do SUS garantem recursos para a continuidade do atendimento à população

12/03/2020

Receba os agentes comunitários de saúde em sua casa

Em cumprimento às exigências do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Primavera do Leste está realizando o cadastramento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no município. Até o dia 30 de abril as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) estão preparadas com equipes para atender a demanda de atualização das informações e fazer as devidas orientações.

As informações coletadas serão disponibilizadas no e-SUS, um banco de dados que vai nortear e determinar os investimentos na área da saúde nos mais de cinco mil municípios brasileiros. O novo modelo de financiamento da atenção primária terá como base de investimentos o desempenho na área da saúde em cada localidade.

A participação da população junto ao e-SUS é um regulador de repasses e recursos do governo Federal ao município, desta forma a garantia de verbas necessárias para o atendimento de excelência também passa pela participação e adesão de cada munícipe.

Vale ressaltar que o fato de ter o cartão SUS não quer dizer que o cadastro individual do e-SUS esteja correto. Mesmo quem possui o cartão SUS atualizado, deve procurar uma das 15 unidades de saúde da rede municipal, das 7h às 11h e das 13 ás 17h para efetivar o cadastro. A documentação necessária é RG, CPF, cartão SUS atualizado (caso tenha) e comprovante de residência (dos últimos 3 meses).

Além do cadastramento disponível nas unidades, os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) continuarão realizando os cadastros a domicílio. Dessa forma, é importante que a população receba os profissionais ACS e forneçam as informações necessárias.

Conforme o Ministério da Saúde, os primeiros resultados devem ser divulgados em setembro de 2020. A partir disto, uma avaliação de desempenho dos municípios será realizada a cada quatro meses.

Com base nas determinações do governo federal e no prazo estipulado para o credenciamento, a administração Municipal recomenda que, mesmo que o cidadão não seja usuário rotineiro do SUS, não deixe de se cadastrar. O munícipe pode não fazer uso da unidade de saúde de seu bairro, mas o SUS não é somente posto de saúde, o SUS é a vacina, o medicamento, a vigilância sanitária, o SAMU, a UPA, entre outras atividades.

DIA D

No dia 21 de março, todas as unidades básicas de saúde e unidades de ESF realizarão o cadastro individual dos usuários e o cadastro domiciliar. A prefeitura solicita o comparecimento dos usuários ainda não cadastrados, munidos de seus documentos pessoais (RG e CPF) e comprovante de residência dos últimos três meses.

ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste

Veja também:

Boletim Corona vírus 04/02

Boletim Corona vírus 03/02

Boletim Corona vírus 02/02

Boletim Corona vírus 01/02

3ª Conferência Municipal de Saúde Mental debate políticas públicas para melhorar o atendimento à população

Primavera do Leste já vacinou 84,46% da população contra a covid-19

Boletim Corona vírus 23.08.21

NOTA INFORMATIVA 525

Vacinometrô 23.08.21

NOTA INFORMATIVA 524

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333