menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Estão abertas as inscrições para curso de extensão “Cidadania e Controle Social”

06/03/2020

Estão abertas as inscrições para curso de extensão “Cidadania e Controle Social”

O Tribunal de Contas de Mato Grosso (TCE-MT) deu início as inscrições da 7ª edição do Curso de Extensão, via Ensino a Distância (EaD), cujo tema será “Cidadania e Controle Social”. Com mil vagas disponíveis, o curso será realizado de 4 de maio a 20 de julho, com certificação de 100 horas/aula pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). O período de inscrições termina no dia 26 de março ou até terminarem as vagas, e podem ser feitas por meio do site do TCE.

 

A UFMT escolhe os tutores, por meio de edital, realiza a capacitação das funcionalidades do AVA e oferece apoio técnico referente ao ensino a distância. Os coordenadores de tutoria são profissionais habilitados do TCE-MT, os quais realizam a capacitação pedagógica e fornecem suporte didático aos tutores, utilizando várias ferramentas para estimular os participantes e reduzir a evasão.

 

Dessa forma, essas Instituições buscam explicar, por meio desse curso, de maneira didática e de fácil compreensão, o funcionamento do Estado, o ciclo orçamentário e as formas de participação do cidadão no processo de orçamentação pública, os instrumentos de fiscalização, os sistemas de informação e transparência e a relevância dos Conselhos de Políticas Públicas, ressaltando, por exemplo, o que são e para que servem.

 

Por meio de atividades práticas pretende-se orientar o cidadão a exercer seu direito-dever, a formalizar denúncias robustas e a solicitar informações públicas aos órgãos e entidades valendo-se da Lei de Acesso à Informação (LAI), por exemplo.

 

A aula inaugural do curso será presencial e será realizada no dia 7 de maio, à partir das 19h na Escola Superior de Contas.

 

CURSO DE EXTENSÃO

 

Este Curso de Extensão via EaD insere-se no âmbito do Projeto 2 - Incentivo ao Acesso à Informação e à Consciência Cidadã do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI), tendo como base o diagnóstico realizado em 2012 pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso em parceria com a UFMT, que apontou a necessidade de promover capacitação continuada para os conselheiros dos Conselhos de Políticas Públicas.

 

O TCE-MT, enquanto instrumento de cidadania, tem o compromisso de desenvolver ações voltadas para o estímulo ao controle social. Assim, essa capacitação faz parte de um conjunto mais amplo de ações voltadas para o fortalecimento do controle social, visando à melhoria da gestão e a formação de uma consciência cidadã em articulação com o controle interno e o controle externo.

 

TCE-MT

Veja também:

Primavera do Leste sedia curso regional de feridas e curativos complexos

Seleção Brasileira de Canoagem começa a treinar em Primavera do Leste

Primavera do Leste tem agenda cultural no fim de semana com atrações diversificadas

Projeto “IR, para incluir” entrega 91 equipamentos novos para pessoas com deficiência em Primavera do Leste

Equipes de saúde bucal de Primavera do Leste realizam mais de 60 mil procedimentos no ano de 2023

Secretaria de Saúde efetua mais de 3 mil atendimentos no mutirão da ESF Jardim Veneza

Prefeitura inicia a entrega de mais de 12 mil kits escolares para estudantes da rede municipal

Assistência Social começa a distribuição de cestas básicas arrecadadas no Primafolia 2024

Agenda cultural de Primavera do Leste está repleta de atrações no fim de semana

Secretaria de Saúde divulga informativo epidemiológico do mês de janeiro

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333