Prefeitura realiza mutirão de cirurgias de vesícula gratuitas

Cerca de 100 pacientes deve ser beneficiados com essa ação, a partir de segunda-feira (10)

07/02/2020

Prefeitura realiza mutirão de cirurgias de vesícula gratuitas

Zerar as filas de cirurgias de competência do município é um dos compromissos da administração da Prefeitura de Primavera do Leste. A partir de segunda-feira (10), cerca de 100 pessoas que aguardam procedimento cirúrgico de vesícula serão atendidas por meio de um mutirão em parceria com dois hospitais particulares da cidade, o São Lucas o Hospital das Clínicas, que são credenciados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Essas cirurgias vão custar cerca de R$ 310 mil para o município. Cada uma sairá por R$ 3.100, um valor abaixo do preço convencional que chega próximo à casa dos R$ 5 mil. A verba que pagará esses procedimentos provém do governo federal, por meio do Ministério da Saúde. Dessa verba a Prefeitura possui em caixa R$ 400 mil destinados a cirurgias.

O Prefeito Léo Bortolin explica que a gestão municipal investe em mutirões porque, desta forma, consegue descontos nos valores dos procedimentos cirúrgicos e exames, além de garantir mais eficiência no atendimento, porque podem ser realizados aos finais de semanas e no período noturno, inclusive nos “Eu Amo Meu Bairro”. Além dos mutirões, o município realiza, por mês, uma média de 30 cirurgias eletivas nos hospitais conveniados e dezenas de cirurgias de emergência.

No ano de 2019 outras 91 cirurgias de vesícula foram realizadas pela saúde pública de Primavera do Leste. Também em 2019 o município proporcionou que cerca de 200 pessoas realizassem, gratuitamente, cirurgias de catarata e de pterígio e aproximadamente 2.500 consultas oftalmológicas, por meio do projeto Novo Olhar.

A Prefeitura recomenda aos pacientes que estejam aguardando na fila para cirurgia de vesícula de março a dezembro de 2019 e que ainda não recebeu ligação que procure a Central de Regulamento, que fica localizada na Rua Londrina, número 85, Centro.

ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste