Compartilhe:
07/11/2019
Destinados a coleta de sobra de material reciclável para evitar os lixões urbanos
Limpeza e conservação dos terrenos baldios da cidade. Essa é a meta da Prefeitura que, através da secretaria de Meio Ambiente, implantou o projeto de Ecopontos em áreas estratégicas da cidade seguindo um modelo de coleta seletiva moderno, adotado nas administrações mais avançadas no Brasil e principalmente nos países desenvolvidos.
O coordenador de Meio Ambiente, Anthony Furlan, entende que entre as duas maneiras de coleta – o caminhão de casa em casa e o ecoponto, “a segunda opção é mais prática, mais barata e, a população já está entendendo a necessidade de ser parceira nesse projeto que beneficia a todos nós”.
O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Henrique Amaral, entende que os ecopontos representam uma mudança significativa na organização da área urbana, mas “é um projeto de mão dupla, precisamos que a população faça a sua parte para evitar que se formem lixões espalhados pela cidade, que se crie ambiente favorável às doenças, porque a Prefeitura está fazendo sua parte, está investindo, mas sozinha não chega a lugar nenhum”. O secretário advertiu – “seremos intransigentes com quem fizer ao contrário, inclusive com multas”.
Além da conservação dos espaços urbanos, o material destinado aos ecopontos vai direto para a Coperlimp, que é a matéria prima para muitos cooperado que sobrevivem trabalhando no setor. A 2ª secretária da cooperativa, Lourdes Pego é a responsável por receber todo o material no ecoponto do Padre Onesto. Da mesma forma no bairro Bela Vista, a Daiane Santos Lairana é a responsável e orienta as pessoas para que levem o material devidamente separado, “o que é papelão, por exemplo, não pode ser colocado junto com madeira, muitos aceitam outros nem
tanto, mas acredito que com o tempo essa consciência será uma rotina para a população”
Pela ótica do prefeito Léo Bortolin, se outros projetos dependem de parceria com a população, esse do ecopontos é fundamental a participação de todos, “é fácil reclamar, cobrar providências e atitude do Poder Público, o difícil é ter consciência de fazer a sua parte, mas acredito que com essa campanha que está na rua será impossível alguém ir na contra mão; estamos fazendo a nossa parte”.
Veja também:
Primavera do Leste se consolida como uma das principais potências agrícolas do país
Secretário de Agricultura estreita relação com o produtor rural nas questões ambientais
Investimentos na Agricultura Familiar fortalece o setor
Prefeito, Ministério Público e Águas de Primavera assinaram a repactuação de contrato
Arborização reforça o compromisso da gestão com a responsabilidade social, diz Léo Bortolin
Dia Mundial da Água
Município e Funasa firmam convênio para perfuração de um poço artesiano no Projeto de Assentamento São Gabriel
Os Horários de funcionamento das feiras livres
MP doa dois veículos para Secretaria de Meio Ambiente
Inscrições para o Festival de Comida de Rua estão abertas
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO