JUNHO VERDE: Vamos falar de escoliose?

Muita gente tem a doença sem saber; saiba como tratar em Primavera do Leste

27/06/2019

JUNHO VERDE: Vamos falar de escoliose?

Dois a três por cento da população mundial são atingidas pela escoliose. Somente no Brasil, seis milhões de pessoas apresentam essa deformidade na coluna vertebral, que provoca uma inclinação lateral, rotação e extensão das vértebras, fazendo uma torção no tronco.

Em Primavera do Leste o tratamento para a escoliose é oferecido gratuitamente, no Centro de Reabilitação do município, localizado na Rua Silvio Ometto, ao lado do Laboratório Municipal e Clínica da Mulher, onde funcionava o antigo PAM.

A unidade aderiu ao Junho Verde, junto à Organização Mundial de Saúde, para conscientizar a população sobre a importância, prevenir e tratar essa patologia, já que é desconhecida pela maioria das pessoas por ser indolor na fase infantil.

É importante prestar atenção nas crianças de 8 a 14 anos. É nesta fase quando acontece as grandes evoluções das curvaturas. É preciso observar se os ombros da criança estão alinhados, se a cintura está maior de um lado ao de outro e se a cabeça sempre está mais inclinada.

A fisioterapeuta Aisi Anne Nogueira, que atende pacientes no Centro de reabilitação de Primavera do Leste, explica que, através do teste de Adams é possível detectar se uma pessoa tem a patologia. É um teste simples, que exige a criança inclinar o tronco para frente para observar se existe um lado mais alto que o outro. Ou por meio de raio x.

Além dos fatores estéticos, que compromete a autoestima da criança e adolescente, a escoliose é progressiva, causa mudanças estruturais ósseas, gradualmente, e pode ocasionar dores, desgastes e diminuição da função pulmonar devido a deformidade e rigidez na caixa torácica.

O tratamento é feito por meio da fisioterapia, com métodos específicos para escoliose. Se o paciente chegar ao nível acima de 20 graus de curvatura, precisa fazer o uso de colete para impedir a progressão da curva na coluna. Acima de 45 graus de curvatura o paciente precisa se submeter a procedimento cirúrgico.

A coordenadora do Centro de Reabilitação de Primavera do Leste, Alessandra Kohl, destaca que, para fazer o tratamento na unidade, é preciso do encaminhamento médico do Sistema Único de Saúde (SUS). O horário de funcionamento é das 6h às 18h, sem intervalo para almoço.

ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste