Secretaria de Assistência Social

Prefeitura e SENAI lançam cursos de qualificação e as inscrições superam expectativas

Com investimentos de meio milhão, Prefeitura oportuniza a qualificação

27/06/2019

“Só tenho a agradecer o apoio e o suporte que o SENAI oferece aos alunos. Aproveito todas as oportunidades de fazer esses cursos porque eles fazem a diferença na vida de quem tem diploma de uma instituição reconhecida pela seriedade”. Com essas palavras a aluna Sandra Jacomini descreveu a importância de persistir nos cursos, durante o lançamento oficial dos 16 cursos oferecidos pelo SENAI, em parceria com a Prefeitura, nessa terça-feira, 25, no espaço Conviver.

Para a secretária de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Cátia Paim, o município está pronto para receber as indústrias e se tornar referência para o estado de Mato Grosso, entretanto, “temos que incentivá-las a se instalarem aqui, mas é imprescindível e inadiável a preparação da mão de obra para atender a demanda que se desenha".

A secretária relembrou que mão de obra qualificada é uma “crescente necessidade e, os alunos que se destacam nesses cursos têm vagas garantidas, especialmente os primeiros colocados”. Ela reiterou a importância dos cursos na área da indústria e ressaltou a parceria com algumas indústrias, destacando a Metalúrgica MG e a Ventec, onde serão executados os cursos de soldador e operador de empilhadeira.

Márcia Rotilli, secretária de Assistência Social e articuladora dos cursos, tem uma visão ampla dos resultados dos cursos ofertados pelo SENAI e Prefeitura, “devido a qualidade do conteúdo gratuidade que permite aos menos favorecidos concorrer em igualdade de condições com quem pode pagar um curso de especialização e, essa oportunidade está aqui”.

Rotilli ressaltou a disposição do prefeito Léo Bortolin em estabelecer essa parceria e fazer um investimento de cerca de meio milhão de reais, “com objetivo de oportunizar aos cidadãos primaverenses, especialmente aos jovens, a qualificação e, consequentemente gerar renda, empreender e se inserir no mercado de trabalho tecnicamente preparado". A secretária agradeceu a parceria da Câmara Municipal em se fazer presente nos momentos decisivos da vida administrativa do município.

A vereadora Edna Mahnic (PT) falou da importância da mulher no mercado de trabalho, “a mulher pode estar onde ela quiser”, devido o grande número de mulheres inscritas nos cursos. “Sempre cobrei do prefeito a qualificação da mão de obra para atender as indústrias que estão se instalando no município, porque o conhecimento faz a diferença, agrega valor ao salário e aumenta a possibilidade de emprego”.

“Querer, preparar e persistir”. Com essas palavras o gerente do SENAI em Rondonópolis reforçou a idéia de que só conhecimento prepara o cidadão para o mercado de trabalho e, “sabemos que o sacrifício é grande, mas necessário para fazer um curso com essa credibilidade, porque com o diploma debaixo do braço muitas portas se abrem, além de facilitar o empreendedorismo”.

Para o prefeito Léo Bortolin Primavera tem, atualmente, uma cultura formada por costumes de diferentes regiões do país, “já não há uma hegemonia sulista, muitos nordestinos estão inseridos no cenário econômico do município e esse encontro de realidades tão distintas exige muito do Poder Público, daí a nossa preocupação em qualificar as pessoas para enfrentar o mercado de trabalho tão competitivo”.

O prefeito ressaltou que o projeto de investimentos em qualificação está apenas começando, “acredito no conhecimento como mecanismo para gerar emprego e renda”. Ele citou o exemplo da sua vida e suas conquistas através do conhecimento – “sou um exemplo vivo dessa realidade, em 10 anos fiz três faculdades para superar as dificuldades de sobrevivência quando perdi meu pai e tivemos que tocar a vida, não podia desanimar e o estudo me fez seguir em frente e hoje estou aqui, formado e prefeito dessa maravilhosa cidade”.

“Quando surgiu a oportunidade de investir nesses cursos, não vacilei, achei a idéia interessante e, mesmo com as críticas de que o valor destinado aos cursos – R$ 488 mil – daria para construir uma praça eu fiz a minha opção – prefiro investir em gente, nas pessoas, no saber, nos cursos que vão permitir uma vida digna para as famílias, porque além do emprego há a possibilidade de empreender, montar seu próprio negócio”.

Não passou despercebido para o prefeito o número significativo de mulheres inscritas nos cursos, entretanto ele sentiu falta da presença dos jovens, “há muitos jovens desempregados e, essa é a oportunidade da qualificação que vai lhes permitir ingressar no mercado de trabalho, lamento essa ausência, mas nos próximos vamos fazer um chamamento mais direcionado aos jovens”.

ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste