Compartilhe:
Durante um mês quadros de Marlene Trouva ficarão expostos para a população de Primavera do Leste e região
14/03/2019
Não há limites para a arte. Mato Grosso conta com artistas que surpreendem por expressões visuais através de diferentes técnicas. Os moradores de Primavera do Leste e região tem a oportunidade de conhecer mais uma delas. Estreia no Salão das Águas a exposição permanente “Encáustica: A Arte Ecológica em Cera de Abelha”.
A partir das 19h30 desta sexta-feira (15) a artista que assina este trabalho, Marlene Trouva, recebe a população na cerimônia de lançamento. Durante um mês os quadros feitos com cera de abelha, de carnaúba e de resina damar, pigmento e fogo; texturas, ranhuras e colagens ficarão expostos no Salão das Águas.
A técnica de pintura utilizada por Marlene é considerada milenar. Neste trabalho a artista propõe reflexão sobre a importância da manutenção e do equilíbrio ambiental para o ecossistema, através da representação das flores do cerrado.
De acordo com a artista, "A Encáustica é uma arte orgânica e sedutora. A cada dia que trabalho com esses materiais eles me revelam algo novo. As imagens que emergem, as texturas que vão surgindo através das camadas de cera, me espantam, surpreendem e emocionam, pois são únicas”.
A professora doutora Laudenir Antônio Gonçalves, da Associação Brasileira de Críticos de Arte, explica que nesta exposição Marlene apresenta os resultados de suas pesquisas, que começaram em 2007, quando conheceu a técnica da pintura em encáustica, oriunda de gregos e egípcios antigos, anteriores a Cristo.
Esta exposição é uma parceria entre Marlene Trouva, o Governo do Estado de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Cultura, contemplada pelo programa “Circula MT”, que fomenta a cultura local e coloca a produção dos artistas em circulação.
As obras ficarão disponíveis para visitação de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, e aos domingos das 16h às 19h30. O Salão das Águas fica localizado na Avenida dos Lagos, anexo a Secretaria de Cultura, na antiga Yellow.
SOBRE MARLENE TROUVA
A artista é formada em artes visuais, mora em Rondonópolis desde 1996, onde lecionou artes em várias escolas, durante anos. Hoje Marlene ministra aulas de desenho e pintura em seu ateliê e no SESC.
ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste
Veja também:
Secretário de Cultura e escritor primaverense, Wanderson Lana lança livro dedicado à infância hoje (6)
Exposição itinerante de Arte Sacra marca reabertura do Salão das Águas em Primavera do Leste
Artista primaverense é selecionado para o 26º Salão Jovem Arte do Estado de Mato Grosso
PROJETO PÔR DO SOL ONLINE ABRE ESPAÇO PARA APRESENTAÇÕES DE ARTISTAS DE PRIMAVERA
Confira a programação do Natal Encantado 2020
O Maior e Mais Democrático Festival das Artes da Cena de Mato Grosso está com as inscrições abertas
Confira os ganhadores do 9º Festival de Dança - Tema Cinema
Salão das Águas estreia nova exposição de artes plásticas
Mais de 1.500 pessoas participam do Fetran 2019 em Primavera do Leste
16ª edição do Fetran começa nesta segunda-feira (17)
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO