Coordenadoria de Trânsito

Câmara devolve dinheiro e Prefeitura compra veículos para a CMTU

As novas viaturas possuem um sistema tecnológico diferenciado para colaborar com o trânsito da cidade

29/01/2019

Câmara devolve dinheiro e Prefeitura compra veículos para a CMTU

A parceria entre a Prefeitura e a Câmara Municipal resultou na aquisição de duas novas viaturas para a Coordenação Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (CMTU). Há tempos o órgão estava com a frota defasada e isso foi percebido pelos vereadores, que indicaram a compra dos automóveis ao devolverem quase R$ 2 milhões referentes ao duodécimo economizado no ano de 2018. Com esse montante é possível a Prefeitura atender também outras demandas futuras.

Conforme o vereador Miley Alves, que presidia o Legislativo no ano passado e, teve importante contribuição na aquisição dos veículos, explica que a ideia surgiu após ele e os vereadores Carlos Instrutor e Luis Costa visitarem a cidade de Maringá/PR, na busca de exemplos de um trânsito com melhor mobilidade. “A partir daí percebemos que faltavam carros melhores para que os agentes de Primavera do Leste pudessem trabalhar. Por isso levamos a ideia de fazer essa indicação ao parlamento”.

O atual presidente da Câmara, Paulo Márcio, destaca que é função dos vereadores identificar os problemas que afligem a sociedade. Ele ainda parabeniza o prefeito por ter acatado a solicitação dos parlamentares. “Ele reconheceu o trabalho dos vereadores e de imediato atendeu ao nosso pedido”.

O prefeito Léo Bortolin enfatiza que não tem como o município andar bem se não tiver os Poderes, embora independentes, andarem em harmonia. “A aquisição desses veículos é prova inconteste de que em Primavera do Leste esta parceria é uma realidade”.

Além de dar mais agilidade ao atendimento e segurança à população - porque os agentes estarão mais presentes nas ruas e avenidas da cidade - os veículos também trazem um diferencial, uma tecnologia que permite as ações diárias dos agentes serem gravadas. Os dois carros possuem câmeras que são acionadas no instante em que são dadas as partidas nos veículos. As imagens ficam armazenadas em um cartão de memória e, após o expediente, são arquivadas. O objetivo não é utilizar as imagens para fazer autuações e sim para viabilizar estudos de fluxo de tráfego para aprimorar o andamento do trânsito na cidade.

Para o coordenador da CMTU, Thiago Lima, com os novos veículos a coordenação terá mais estrutura para continuar orientando e prevenindo, trabalho que esta diminuindo os índices de acidentes e mortes no trânsito. Em 2018, por exemplo, Primavera do Leste registrou uma queda de pouco mais de 58% no número de vítimas fatais em acidentes de trânsito no perímetro urbano.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste