menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Gabinete do Prefeito

Município pode se tornar o polo aeronáutico do interior do Estado

Parceria visa trazer curso na área de tecnologia e manutenção para a população local

18/12/2018

Diego Eifler
Município pode se tornar o polo aeronáutico do interior do Estado

Primavera do Leste tem um ponto positivo - é o município com a maior frota agrícola do Brasil. Isso foi um dos fatores que atraiu especialistas da área aeronáutica, na última Farm Show ocorrida em março deste ano. Após a implantação de curso técnico voltado para a tecnologia e manutenção de aeronaves, a cidade tem grande potencial para se tornar um polo aeronáutico.

Com a falta de espaço nos aeroportos dos grandes centros, é natural que os investidores procurem o interior dos estados menos desenvolvidos. Além da grande frota de aviões agrícolas, Primavera do Leste tem boa localização geográfica e oficinas de qualidade no que se refere a manutenção. Para o professor do Instituto Federal de São Paulo – IFSP – Gerson Marcelo Camargo, que coordena o curso técnico de manutenção de aeronaves, “Primavera tem todo potencial para a criação de um polo tecnológico na área de desenvolvimento da aviação agrícola, de aeronave de pequeno porte e também no desenvolvimento de tecnologias de alto valor agregado”.

Passo a passo o curso está sendo desenvolvido com a parceria do Instituto Federal de São Paulo (IFSP) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) – polo Primavera do Leste.  Segundo Gerson, são etapas de trabalho que precisam ser vencidas. A primeira delas é que seja disponibilizado um espaço no aeroporto. “Um curso de aviação tem que ser onde estão os aviões. Outra etapa é a homologação do curso junto a Agência Nacional da Aviação Civil, depois a capacitação dos professores; pela minha ótica as possibilidades são boas para que isso possa se desenrolar em pouco tempo.”

O prefeito Léo Bortolin conta que o Executivo já encaminhou para a Câmara o projeto de Lei que autoriza ceder o hangar da Prefeitura para a realização do curso. Caso a matéria seja aprovada, já estão garantidas três aeronaves para utilizar nas aulas. “Com isso queremos fazer com que Primavera do Leste se torne uma referência no polo aeronáutico”, reafirma Léo Bortolin.

O Dr. James Waterhouse, professor da Escola de engenharia Aeronáutica da Universidade de São Paulo (USP) de São Carlos/SP, destaca que, para Primavera do Leste ter um aeroporto desenvolvido, etapas precisam ser concluídas. A primeira delas é fazer um plano diretor, ordenando a ocupação ao redor do aeroporto, para que a comunidade possa conviver de forma pacífica e o aeródromo não venha causar transtornos futuros. “A ideia é que seja um investimento perpétuo e que atraia investidores. Ele entende que a ocupação desregulada ao redor do aeroporto pode colocar em risco todo esse esforço”.

Léo Bortolin reconhece que Primavera do Leste tem problemas crônicos no aeroporto e, conta com o apoio dos professores para homologar o balizamento. O prefeito pensa grande, “além disso, pensamos numa ampliação para atender aeronaves de porte maior. Será um salto muito grande para Primavera”.

Para o Dr. James, “a chance de Primavera do Leste se tornar polo aeronáutico é muito grande porque existe um prefeito que tem visão de desenvolvimento e, que tem o essencial - apoio da comunidade. Existe uma convergência entre a parte política e a sociedade trabalhando juntos para que isso aconteça”. 

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste

Veja também:

Juiz Alexandre Delicato Pampado assume interinamente a Prefeitura de Primavera do Leste por dois dias

Prefeito interino Valdecir Alventino recebe Deputada Federal Coronel Fernanda

Mulheres ocupam cargos estratégicos na Prefeitura

Projeto Social Mãe Cidinha deve ampliar espaço com doação de terreno pela Prefeitura

2021 será um divisor de águas na administração pública

Prefeitura decreta recesso entre os dias 21 de dezembro e 3 de janeiro

Nota de Pesar

Veja o que muda em Primavera do Leste a partir desta quarta-feira (15)

“Eu Amo Meu Bairro” chega para a região do Jardim Luciana e Poncho Verde

1ª Edição do “Eu Amo Meu Bairro” de 2020 será no Tuiuiú

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333