Compartilhe:
O projeto foi encaminhado para a Câmara e aguarda a aprovação dos vereadores
27/09/2018
O esporte de Primavera do Leste é amplo. Diversas modalidades esportivas vêm sendo destaque no município, no Estado e até mesmo em competições de nível nacional. Para que essas atividades continuem em expansão, o Prefeito de Primavera do Leste, Léo Bortolin, se reuniu com a categoria na manhã desta quinta-feira (27), no gabinete, para anunciar a entrega do projeto de lei à Câmara de Vereadores, que cria a Secretaria de Esporte e Lazer.
Até o momento há somente a coordenação de Esportes, subordinada à Secretaria Municipal de Educação. O Lazer fica a cargo da Secretaria Municipal de Cultura. Levando em consideração o aumento constante das modalidades esportivas na cidade, o esporte passa a ter uma gestão independente para o encaminhamento das atividades.
Conforme o projeto, a legislação que rege as demais secretarias de governo é a mesma que será aplicada para a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer. O projeto prevê a criação de oito cargos para o funcionamento da pasta, sendo eles: secretário; chefe de sessão do desporto; encarregados de serviços esportivos; e chefes de equipes de serviços esportivos. Outros sete cargos comissionados da Secretaria de Educação deverão ser extintos com a criação desta nova Pasta.
Junto a Secretaria de Esportes, também está sendo criado o Fundo Municipal de Esporte. O prefeito Léo explica que, com isso, “podemos receber recursos de diversas fontes”. Buscando uma administração moderna e ágil, o prefeito reafirma que a Secretaria “terá autonomia para captação de verba junto ao governo federal e estadual, além da independência para editar políticas públicas descentralizadas, atingir os bairros e usar o esporte como instrumento para aumentar a qualidade de vida, melhorar a saúde, combater a vulnerabilidade social e, assim, diminuir a violência e a criminalidade”.
Léo Bortolin ressaltou as dificuldades criadas, muitas vezes, pela própria lei que impede um apoio maior ao esporte - “ceder um ônibus escolar para fazer o transporte de atletas, por exemplo, pode ter como conseqüência penalidades junto ao Ministério Público, porque o veículo vem de um recurso exclusivo para transporte escolar. O município, até então, não tinha uma legislação para dar auxílio financeiro, e hoje estamos mandando esse projeto de lei que vai ajudar a fomentar a política pública no esporte”.
A secretária Adriana Tomasoni, comenta que desde quando a Cultura foi desmembrada da Educação, vem tentando desvincular o Esporte da Pasta. “Não dá para cuidar da estrutura da Educação e do esporte ao mesmo tempo. São mais de 20 escolas municipais de responsabilidade da nossa secretaria. Temos uma mega frota de ônibus, muita coisa para que a gente consiga fazer a gestão com a mesma qualidade ao Esporte. O prefeito teve essa sensibilidade”.
Caso seja aprovada na Câmara dos Vereadores, a nova secretaria deve entrar em atividade a partir de janeiro do próximo ano.
Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste
Veja também:
Secretaria de Educação informa datas das matrículas escolares, para pais que realizaram pré cadastro no site oficial da Prefeitura
UNEMAT, abre inscrições para o Processo Seletivo Simplificado
Convênio garante nova escola estadual em Primavera do Leste
Nota de Pesar
Matrículas para Rede Municipal de Ensino são abertas hoje (12)
Prefeitura anuncia manutenção do piso do magistério para os docentes da rede municipal
Prefeitura anuncia manutenção do piso do magistério para os docentes da rede municipal
Matrículas escolares para Rede Municipal de Ensino 2020
Escola Mauro Weis participa da Olimpíada Brasileira de Robótica
Creche para atender a região do Guterres começa a ser construída
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO