Compartilhe:
O evento acontece do dia 26 a 28, na Câmara Municipal de Primavera do Leste
27/06/2018
Está ocorrendo em Primavera do Leste a 1ª Reunião Extraordinária do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi). Do dia 26 a 28, indígenas das comunidades Xavantes estão reunidos na Câmara Municipal, durante o dia todo, para discutir políticas públicas de saúde voltadas a esse público.
Na pauta da reunião está: a apresentação e aprovação do projeto de readequação e inclusão do PDSI; apresentação e aprovação da Casa da Saúde Indígena (Casai) de Barra do Garças e Campinápolis e discussão do contrato de funerária.
Primavera do Leste ainda não tem uma Casai, porém a vontade da gestão, conforme o prefeito Léo Bortolin, é a implantação desse serviço de apoio aos índios na cidade, já que boa parte dos atendimentos de saúde aos indígenas da região acontece em Primavera.
“A casai aqui na cidade é o sonho dos índios da nossa região. Enquanto gestor fiz a predisposição da área para construção, mas ainda estamos buscando recurso financeiro em Brasília. Para isso estamos contando com o apoio do deputado federal Valtenir Pereira, que não está medindo esforços para conquistar essa verba”, declarou Bortolin.
Na reunião foi dito pelo representante das comunidades Xavantes, professor Osvaldo, que atualmente os índios são bem atendidos nas unidades de saúde de Primavera do Leste. “Obrigado por cuidarem tão bem dos nossos irmãos e por atender nossas reivindicações de direito. Na gestão passada o paciente indígena não ficava nenhum dia na UPA, não se recuperava direito e era mandado para aldeia de volta. Agora ficam até melhorar. Esperamos que o trabalho do prefeito continue assim, sempre para melhor”.
A implantação da Casai em Primavera do Leste vai, exatamente, atender ao público indígena que precisa de uma atenção maior, com repouso e alimentação, antes que eles voltem às aldeias. Pela ótica do prefeito “é preciso sim, dar atenção para a saúde dos índios. Enquanto gestores de Primavera nós não tratamos de maneira diferente a população indígena, por entender que somos todos iguais, independente da etnia. Então sempre serão acolhidos”.
Veja também:
Com recorde de vitórias, Primavera do Leste se consagra como potência esportiva nos Jogos Escolares e Estudantis Matogrossenses 2025
Prefeitura garante mais de 2,3 milhões em medicamentos e reabastece todas as farmácias municipais
Festival Gastronômico de Comida de Rua registra maior arrecadação da história e fortalece economia local em Primavera do Leste
Abertura do Primacanta destaca consciência ambiental com participação do mascote Dinho e ações da SAMA
Secretaria Municipal de Educação abre inscrições para programas de alfabetização de jovens e adultos
Festival Gastronômico movimenta economia local e valoriza a cultura popular
Prefeitura de Primavera do Leste quer incluir cavalgada no calendário oficial do município
Primavera do Leste celebra 39 anos com um mês inteiro dedicado à família
Feira da Lua retorna com nova estrutura e reforça compromisso com a agricultura familiar em Primavera do Leste
Primavera do Leste integra reunião sobre o Caminho Real de Mato Grosso e prepara participação na FIT Pantanal
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO