menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Secretaria de Saúde

1ª Conferencia Municipal de Vigilância em Saúde acontecerá nesse mês em Primavera do Leste

02/08/2017

Divulgação
  1ª Conferencia Municipal de Vigilância em Saúde acontecerá nesse mês em Primavera do Leste

O Conselho Municipal de Saúde (CMS) realizará, no dia 30  agosto de 2017 das 8h às 17h, na Câmara Municipal, a 1ª Conferencia Municipal de Vigilância em Saúde - CMVS. O objetivo é estender as discussões em defesa do Sistema único de Saúde (SUS) e desenvolver ações para a construção de uma Política Nacional de Vigilância em Saúde em âmbito municipal, estadual e nacional.

 O  evento acontecerá em parceria coma  secretaria Municipal de  Saúde. A 1ª CMVS vai debater a integração dos programas de todas as vigilâncias, sendo: epidemiológicas, sanitárias, em saúde ambiental, do trabalhador e dos laboratórios de saúde pública. Alem discutir as responsabilidades do Estado e dos governos com a Vigilância em Saúde.

 Com o tema “Vigilância em Saúde: Direito, Conquistas e Defesa de um SUS Público de Qualidade” a 1ª CMVS é aberta para a participação de usuários, trabalhadores, gestores, representantes de movimentos sociais, ONGs, entidades e instituições com atuação em defesa da saúde pública. A conferência municipal deverá, entre outras ações, apontar os caminhos para validar o dito popular de que “é melhor prevenir, do que remediar”.

 Entre os desafios, está o estabelecimento de um modelo de atenção à saúde voltado para a redução do risco da doença e de outros agravos, onde a promoção, proteção e prevenção ocupem o mesmo patamar e recebam a mesma importância do que a recuperação e a assistência.

 O tema central da conferência, que orientará as discussões será “Vigilância em Saúde: Direito, Conquista e Defesa de um SUS Público de Qualidade”. Segundo o presidente do Conselho Municipal de saúde, Alexandro Modesto, “rodas de conversas e palestra nas unidades de saúde já estão ocorrendo, e queremos alcançar toda a população primaverense, e de forma coletiva, vamos trabalhar para se fazer cumprir os preceitos básicos: construir uma sociedade livre, justa e solidária, garantir o desenvolvimento nacional, erradicar a pobreza e a marginalização, reduzir as desigualdades sociais e regionais e promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, assim conseguirmos levar para estadual as propostas que sejam de grande importância e necessidade para os usuários do SUS”. definiu o presidente.  As etapas estaduais serão de 1º de setembro a 21 de outubro.

Veja também:

Boletim Corona vírus 04/02

Boletim Corona vírus 03/02

Boletim Corona vírus 02/02

Boletim Corona vírus 01/02

3ª Conferência Municipal de Saúde Mental debate políticas públicas para melhorar o atendimento à população

Primavera do Leste já vacinou 84,46% da população contra a covid-19

Boletim Corona vírus 23.08.21

NOTA INFORMATIVA 525

Vacinometrô 23.08.21

NOTA INFORMATIVA 524

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333