Compartilhe:
10/07/2017
O primeiro Fórum Internacional do Milho, com o tema central o cenário do milho brasileiro, com foco nas oportunidades, negócios, avanço tecnológico e no mercado externo, aconteceu na última sexta-feira (7), no Parque de Exposições de Primavera do Leste. O evento contou com a presença do governador estadual e 22 embaixadores representando diversos países.
O presidente do Sindicato Rural, José Nardes, afirma que o Fórum Internacional do Milho em Primavera é de suma importância para o município e ao Estado. “Estou surpreso com o que aconteceu aqui. São 21 embaixadores de 21 países que estão hoje conhecendo o município. Iremos estreitar o relacionamento e com isto. Nós vamos dar melhor qualidade de vida para nossa cidade. Primavera é agro e todos os produtores trabalham para a cidade existir”, diz.
Para o vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Glauber Silveira, o objetivo do fórum foi mostrar para os embaixadores a qualidade da produção brasileira do cereal, todo o potencial que tem para fornecer o produto para eles, a sustentabilidade, comercialização e o avanço tecnológico.
Também participam do evento o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Nilson Leitão, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Normando Corral e o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Pauli Nelli.
Os embaixadores vieram representando: Moçambique, Israel, Angola, Sérvia, Polônia, Nepal, Timor Leste, Nicarágua, Macedônia, Bolívia, Guatemala, El Salvador, Palestina, Panamá, Costa do Marfim, Singapura, Irã, Alemanha, Argentina, Espanha e México.
Com o intuito de expandir os negócios e valorizar o produto local, os embaixadores vieram conhecer a produção primaverense e mato-grossense. O embaixador da Angola, Nelson Manuel Cosme, afirma que querem fazer parcerias e conhecer o que o Estado tem a oferecer. “Nosso contato com Mato Grosso será mais regular e que essa parceria possa ser cada vez mais consolidada. Temos aqui um espectro claro do que é o potencial da agricultura brasileira, através de Mato Grosso. Este fórum constituiu uma oportunidade constante e permanente. Nós iremos levar essa mensagem e alegria aos nossos países”, diz.
Para o prefeito Getulio Viana "plantamos no evento futuras negociações com diversos países do mundo, pois, eles conheceram a qualidade do milho plantado em Mato Grosso. A produção de álcool através do milho é um processo que já se iniciou em Mato Grosso e este é uma caminho sem volta. Há sete anos a produção de milho no Estado nem aparecia no cenário nacional, e hoje já produzimos mais de 31% do milho do pais, sendo assim estamos no caminho certo" finalizou o prefeito.
Veja também:
Juiz Alexandre Delicato Pampado assume interinamente a Prefeitura de Primavera do Leste por dois dias
Prefeito interino Valdecir Alventino recebe Deputada Federal Coronel Fernanda
Mulheres ocupam cargos estratégicos na Prefeitura
Projeto Social Mãe Cidinha deve ampliar espaço com doação de terreno pela Prefeitura
2021 será um divisor de águas na administração pública
Prefeitura decreta recesso entre os dias 21 de dezembro e 3 de janeiro
Nota de Pesar
Veja o que muda em Primavera do Leste a partir desta quarta-feira (15)
Nota de Pesar
“Eu Amo Meu Bairro” chega para a região do Jardim Luciana e Poncho Verde
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO