Gabinete do Prefeito

Município sediou fórum internacional do milho

10/07/2017

Município sediou fórum internacional do milho

O primeiro Fórum Internacional do Milho, com o tema central o cenário do milho brasileiro, com foco nas oportunidades, negócios, avanço tecnológico e no mercado externo, aconteceu  na última sexta-feira (7), no Parque de Exposições de Primavera do Leste. O evento contou com a presença do governador estadual e 22 embaixadores representando diversos países.

O presidente do Sindicato Rural, José Nardes, afirma que o Fórum Internacional do Milho em Primavera é de suma importância para o município e ao Estado. “Estou surpreso com o que aconteceu aqui.  São 21 embaixadores de 21 países que estão hoje conhecendo o município. Iremos estreitar o relacionamento e com isto. Nós vamos dar melhor qualidade de vida para nossa cidade. Primavera é agro e todos os produtores trabalham para a cidade existir”, diz.

Para o vice-presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Glauber Silveira, o objetivo do fórum foi mostrar para os embaixadores a qualidade da produção brasileira do cereal, todo o potencial que tem para fornecer o produto para eles, a sustentabilidade, comercialização e o avanço tecnológico.

Também participam do evento o deputado federal e presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), Nilson Leitão, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Normando Corral e o presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Pauli Nelli.

Os embaixadores vieram representando: Moçambique, Israel, Angola, Sérvia, Polônia, Nepal, Timor Leste, Nicarágua, Macedônia, Bolívia, Guatemala, El Salvador, Palestina, Panamá, Costa do Marfim, Singapura, Irã, Alemanha, Argentina, Espanha e México.

Com o intuito de expandir os negócios e valorizar o produto local, os embaixadores vieram conhecer a produção primaverense e mato-grossense. O embaixador da Angola, Nelson Manuel Cosme, afirma que querem fazer parcerias e conhecer o que o Estado tem a oferecer. “Nosso contato com Mato Grosso será mais regular e que essa parceria possa ser cada vez mais consolidada. Temos aqui um espectro claro do que é o potencial da agricultura brasileira, através de Mato Grosso. Este fórum constituiu uma oportunidade constante e permanente. Nós iremos levar essa mensagem e alegria aos nossos países”, diz.

Para o prefeito Getulio Viana "plantamos no evento futuras negociações com diversos países do mundo, pois,  eles conheceram a  qualidade do milho plantado em Mato Grosso. A produção de álcool através do milho é um processo que já se iniciou em Mato Grosso e  este é uma caminho sem volta. Há  sete anos a produção de  milho no Estado nem aparecia no cenário nacional, e hoje já produzimos mais de 31% do milho do pais, sendo assim estamos no caminho certo" finalizou o prefeito.