Conselho Municipal de Saúde do ESF 5, conta com mais de 150 participantes

09/06/2017

Conselho Municipal de Saúde do ESF 5, conta com mais de 150 participantes

O  conselho local de  saúde  do bairro Poncho Verde, promoveu a primeira reunião após a eleição para escolha de  conselheiros locais de  saúde na manha de  hoje (09). Mais de 150 participantes, sendo eles usuários do SUS, servidores da unidade, membros do Conselho Municipal de Saúde, Ouvidoria do SUS e vereadores, apresentaram  propostas e discutiram  sobre a  atual situação do sistema de  saúde  e  serviços oferecidos a população.

"O espaço permitiu um diálogo entre as partes, possibilitando o reconhecimento da realidade vivida pelos trabalhadores em saúde, administradores, usuários e a sua relação com o sistema Único de Saúde e Rede Municipal. Varias informações, discussões e sugestões em prol a melhoria da saúde local foram abordadas", comentou Solange Maia coordenadora da unidade feliz com a participação popular.

A próxima reunião  do Conselho Gestor Local de Saúde do ESF 5- Poncho Verde , acontecerá em   14/07/2017 agende-se participe.

O QUE É O CONSELHO GESTOR LOCAL DE SAÚDE?

O Conselho Gestor Local de Saúde é uma organização na qual a comunidade tem a oportunidade de colaborar e participar dos serviços da sua unidade de saúde. O povo dentro deste conselho local propõe ações, define prioridades, avalia o serviço, enfim, acompanha a política de saúde desenvolvida pela gestão municipal e faz propostas de mudanças conforme a necessidade e realidade da sua área de abrangência. Órgão de caráter permanente e deliberativo, ligado ao Conselho Municipal de Saúde.

A implantação dos Conselhos Gestores Locais de Saúde contribui para o fortalecimento do controle social, são mecanismos de participação e legitimidade social.