Compartilhe:
09/06/2017
Na ultima quarta-feira (08), a representante do Município de Primavera do Leste, senhora Giovana Paula Oliveira, foi eleita delegada para representar o Estado de Mato Grosso na 2ª Conferência Nacional da Saúde das Mulheres, que acontecerá no segundo semestre de 2017. Com o tema central “Saúde das mulheres: Desafios para a integralidade com equidade”, a conferência terá como objetivo propor diretrizes para a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres.
O destaque do município e a escolha das representantes deu-se devido ao desempenho e atuação dos agentes de saúde e comunidade, na elaboração de diretrizes para o SUS na 7ª Conferência Municipal de Saúde, que este ano também aconteceu paralelamente a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres, que aconteceu em 5 de maio, e contou com mais de 380 participantes.
"Nossos delegados eleitos na 1° Conferencia da Saúde das Mulheres, seguiram a Cuiabá nos dias 06 a 09 de junho, para defender as propostas elaboradas pela população de nosso Município, na última Conferência Municipal de Saúde", explicou a presidente do Conselho municipal de saúde Maviane Damitiz.
"O processo de construção da I Conferência Municipal de Saúde das Mulheres se deu através da realização de inúmeras reuniões de sensibilização com as equipes das unidades básicas de saúde, e logo após juntamente com equipe e com a população, realizamos reuniões dentro das unidade de ESFs da cidade, buscando sensibilizar a participação dos usuários SUS, da mesma forma alcançando as mais distintas classes sociais", explica a presidente.
A Conferência levantou os problemas vivenciados pela população quanto ao acesso e o serviço de saúde local, ou seja, fazendo um diagnóstico atual da saúde do município, e mobilizou a comunidade sobre à importância da participação de todos na formulação de políticas publicas na saúde. "A população participou ativamente trazendo seus anseios e necessidades com relação à Saúde das Mulheres como um todo, cada participante mostrou que verdadeiramente o poder emana do povo, que participa", finalizou Maviane Damitiz presidente do Conselho Municipal de Saúde.
Veja também:
Boletim Corona vírus 04/02
Boletim Corona vírus 03/02
Boletim Corona vírus 02/02
Boletim Corona vírus 01/02
3ª Conferência Municipal de Saúde Mental debate políticas públicas para melhorar o atendimento à população
Primavera do Leste já vacinou 84,46% da população contra a covid-19
Boletim Corona vírus 23.08.21
NOTA INFORMATIVA 525
Vacinometrô 23.08.21
NOTA INFORMATIVA 524
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO