menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Secretaria de Saúde

Auriculoterapia é aplicada como complemento a Fisioterapia em PVA

07/06/2017

Assessoria de Comunicação
Auriculoterapia é aplicada como complemento a Fisioterapia em PVA

 A Unidade Descentralizada de Reabilitação , deu inicio no mês de junho a utilização da técnica de  Auriculoterapia como complemento do tratamento tradicional de fisioterapia nos pacientes da Reabilitação, segundo estudos, existe a relação (reflexologia) entre determinadas regiões  da orelha e órgãos, funções ou regiões do corpo.

Uma equipe de profissionais composta por cinco dos oito fisioterapeutas disponíveis na Unidade de Reabilitação participaram de uma capacitação do Ministério da Saúde, com profissionais da Universidade Federal de Santa Catarina/SUS  , sendo as fisioterapeutas  Márcia Regina , Edinéia Barcelos , Aisi Anne Nogueira , Monique Andressa e Tereza Regina.

                 A coordenadora da Unidade Descentralizada de Reabilitação Municipal, Magda Rubia de Moraes Castelo Branco ressalta que atualmente são realizados mais de mil atendimentos  por mês. "Na Reabilitação são recebidos pacientes crônicos com dor, com disfunções neurológicas , traumáticas  , ortopédicas  , estes encaminhados pelos especialistas da rede pública Municipal de Saúde, e a Auriculoterapia é mais uma ferramenta para restabelecer o equilíbrio energético e promover  a saúde dos pacientes ”, destaca a coordenadora.

"Como coordenadora vejo que precisamos buscar práticas , aprendizados e nos capacitar com novas técnicas que beneficiem nosso usuários do SUS, e defendemos que  essas práticas devam ser estendidas para os ESFs , beneficiando os pacientes da comunidade , e assim promovendo o bem estar complementando as  abordagens terapêuticas", pois  hoje só disponibilizamos  esse prática terapêutica para os pacientes que se encontram em tratamento na Unidade de Reabilitação ,  destacou Magda Rúbia.

Os pacientes beneficiados com a nova técnica já estão em tratamento, e a maioria apresenta históricos de doenças crônicas, destaca a fisioterapeuta Aisi Anne Nogueira. “O paciente que não esta conseguindo uma evolução no tratamento tradicional, a Auriculoterapia trabalhará outras vertentes no caso e os problemas emocionais, ansiedade, depressão e isso auxilia muito na busca por resultados favoráveis e evolução no tratamento" explicou a fisioterapeuta.

A fisioterapeuta Edinéia Barcelos destaca a prática como complementar, “é um olhar mais holístico, que abrange o paciente como um todo. Com a auriculoterapia conseguimos um diagnóstico mais completo que vai além da dor e do problema físico”, salienta.

A Prática já funciona na Unidade e vem apresentando resultados significativos, “faz duas semanas que implantamos, e os pacientes já notam melhora, o tratamento é um complemento para auxiliar e não substituir os medicamentos e fisioterapia, temos pacientes que já estão a dois anos em tratamento e comentaram que a técnica ajuda muito no equilíbrio para o tratamento", destaca Tereza Regina Lacerda Taques fisioterapeuta.

      A Auriculoterapia esta mudando o quadro clinico de alguns pacientes, ressalta a fisioterapeuta Monique Andressa de Souza, “temos cerca de 40 pacientes cada profissional, nosso objetivo é tratar todos, nos só não aplicamos em crianças, mas acima dos 6 a 7 anos podemos aplicar, o tratamento não tem contra indicação", destaca.

Atualmente a Unidade Descentralizada de Reabilitação Municipal, apresenta uma demanda reprimida de cerca de 300 pacientes em fila de espera para tratamento. Já está em fase de execução a ampliação da Reabilitação , que irá contribuir muito para seja sanada essa demanda reprimida , pois  contará com dois novos ginásios terapêuticos, sendo um infantil e outro adulto  para atendimento em grupos , ampliando assim o nosso espaço físico que hoje é um grande problema , em  relação a demanda existente .

Veja também:

Boletim Corona vírus 04/02

Boletim Corona vírus 03/02

Boletim Corona vírus 02/02

Boletim Corona vírus 01/02

3ª Conferência Municipal de Saúde Mental debate políticas públicas para melhorar o atendimento à população

Primavera do Leste já vacinou 84,46% da população contra a covid-19

Boletim Corona vírus 23.08.21

NOTA INFORMATIVA 525

Vacinometrô 23.08.21

NOTA INFORMATIVA 524

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333