Compartilhe:
06/05/2017
A Prefeitura Municipal através da Secretaria de Saúde vem a público informar que:
Para suprir a demanda de saúde do município com atendimento de baixa e média complexidade, o município mantinha contratos com os hospitais particulares Hospital São Lucas e Hospital das Clinicas, tendo como despesa mensal o valor em média R$ 770 mil.
Devido ao termino do contrato e reajustes financeiros propostos pelos hospitais, que estão além da realidade financeira da Prefeitura Municipal e Nacional, a Secretaria de Saúde e toda equipe empenhou-se em buscar uma alternativa, e esta foi encontrada na cidade vizinha Poxoréu, firmando uma parceria com o Hospital Maternidade São João Batista que fica há 40 km de Primavera do Leste.
Para entender em números, nos últimos anos os hospitais São Lucas-SL e Hospital das Clinicas-HCP, atuavam como hospitais credenciados ao atendimento do Sistema Único de Saúde através de contratos firmados, disponibilizavam para atendimento SUS 51 Leitos, sendo 27 Leitos no SL e 24 leitos no HCP, os hospitais trabalhavam em sistema de rodízio, ou seja, a cada semana um hospital era responsável pelo atendimento ao SUS, o que reduzia o número total de atendimentos ao número de leitos disponível para SUS em cada unidade.
Já no Hospital São João Batista os leitos disponíveis desde sábado (06), somam 87, e são destinados ao atendimento de baixa e média complexidade de pacientes encaminhados por Primavera do Leste. A medida trás ao município a redução financeira de em torno 55% de economia, em relação aos contratos com os hospitais SL e HCP.
Em procedimentos e internação hospitalar, as reduções estão acima de 40%. Em procedimentos como: cirurgias gerais 53%, Cesariana 49%, Cesariana + LT (Laqueadura) 44%, Parto normal 62%, Curetagem 58%, internação Clínica 66%.
Devido a distância de 40 km até o novo hospital conveniado, o município disponibiliza para o transporte dos passageiros, 4 ambulâncias com equipamentos necessários sendo 1 UTI móvel, e conforme demanda pode contratar serviço de ambulância terceirizado.
Os atendimentos que devem ser encaminhados ao Hospital São João Batista, são os Baixa e Média complexidade, exemplo: Partos, Cirurgias de apendicite , cirurgia de vesícula, pneumonias, cesarianas entre outros. Os atendimentos de alta complexidade a secretaria continua a seguir o protocolo de referência encaminhando os pacientes para cidades de Rondonópolis e Cuiabá.
UTI
Quanto as vagas de UTI, destacamos que o convênio é mantido por repasse estadual, e contrapartida municipal e este serviço será mantido normalmente, disponibilizando 8 leitos de UTI para o SUS .
A Secretaria de Saúde, destaca ainda que não existe nenhum repasse pendente com os hospitais SL e HCP, e todas as medidas tomadas são para melhorar o atendimento de saúde, prezando pelo bem estar da população.
Hospital Maternidade São João Batista
O hospital conveniado, além de disponibilizar um numero de leitos superior, também conta com estrutura com qualidade contando com 87 leitos disponíveis, hotelaria de pediatria adaptada a crianças, e climatizada.
Toda hotelaria tem acesso a um espaço de convivência que garante humanização no atendimento, 03 salas de cirurgias equipadas, 02 salas de recuperação, 01 sala de parto normal, 01 sala de parto cesário.
Atualmente o hospital conta com 0% de taxa de infecção hospitalar, alem de um rigoroso controle de higienização e organização.
Veja também:
Boletim Corona vírus 04/02
Boletim Corona vírus 03/02
Boletim Corona vírus 02/02
Boletim Corona vírus 01/02
3ª Conferência Municipal de Saúde Mental debate políticas públicas para melhorar o atendimento à população
Primavera do Leste já vacinou 84,46% da população contra a covid-19
Boletim Corona vírus 23.08.21
NOTA INFORMATIVA 525
Vacinometrô 23.08.21
NOTA INFORMATIVA 524
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO