Compartilhe:
02/05/2017
No último sábado (29), aconteceu a segunda edição do projeto Estação Saúde que tem como objetivo, levar atendimentos e orientação em saúde a moradores, de comunidades rurais em todo município. Dessa vez a ação aconteceu no bairro Vale Verde e contou com mais de 160 atendimentos, das 07h as 16h.
Inúmeros serviços em saúde foram oferecidos a população da localidade, contando com o atendimento de profissionais da secretaria de saúde e parceria com alunos da faculdade UNIC. Os serviços oferecidos foram: consultas médicas, vacinação, teste de glicemia capilar, teste rápido de diabetes, avaliação antropométrica, coleta de preventivo , distribuição de medicamentos básicos, orientação geral de saúde e confecção do cartão SUS. "A segunda edição do evento veio maior, incluímos novos serviços como odontologia com os dentistas do município e fisioterapia em parceria com a universidade UNIC, constatamos que a demanda foi bem maior do que a primeira edição"; pontuou Edézia Guirra coordenadora de atenção primária.
Para a médica especialista em saúde pública Lorecy Costa Henkes, que participou do evento promovendo consultas de rotina aos pacientes; "a Maior demanda da população da localidade são pacientes acima de 40 anos, que apresentam hipertensão e diabetes. Oferecemos além da consulta o teste de hipertensão e diabetes e caso seja constatado a hipertensão o paciente já é medicado, caso seja necessários outros exames específicos estes já são agendados e encaminhados para central de regulação, e também já promovemos o encaminhamento para médicos especialistas", destaca a médica.
Um dos diferenciais da segunda edição do projeto é a implantação de serviços de odontologia, saúde bucal e avaliações, promovidas por um dentista do município. "Durante todos o dia promovemos avaliações e orientações sobre saúde bucal aos pacientes da localidade, o paciente fumante e trabalhador rural precisa de avaliação para prevenção de câncer bucal. Em uma manhã identificamos 7 pacientes com alteração bucal que serão encaminhados para o centro de especialidades odontológicas. Além disso é passado aos pacientes orientação sobre higiene bucal", explicou a dentista Jaqueline Domann.
O secretário de saúde esteve presente no evento e destacou a importância de ações como o projeto Estação Saúde. "Já estamos na segunda edição do projeto, e notamos resultados satisfatórios, pois estamos conseguindo suprir as demandas de saúde das localidades atendidas. Iremos estudar e adequar mais serviços em saúde para próximas edições"; destacou Ivaldir Ortiz. A terceira edição do evento acontece no bairro São Camilo, a data ainda será divulgada.
Atendimento em números:
54 consultas médicas,
8 coletas de preventivo no colo do útero
64 atendimentos odontológicos
9 encaminhamentos para bucomaxilo
43 vacinas
8 consultas de enfermagem
48 aferição de pressão arterial
42 glicemia capilar
Além disso , ainda foram realizados a dispensação de medicamentos básicos e encaminhamento ao especialista e solicitação de exames de imagem e mamografia
Veja também:
Boletim Corona vírus 04/02
Boletim Corona vírus 03/02
Boletim Corona vírus 02/02
Boletim Corona vírus 01/02
3ª Conferência Municipal de Saúde Mental debate políticas públicas para melhorar o atendimento à população
Primavera do Leste já vacinou 84,46% da população contra a covid-19
Boletim Corona vírus 23.08.21
NOTA INFORMATIVA 525
Vacinometrô 23.08.21
NOTA INFORMATIVA 524
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO