menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Secretaria de Cultura

Festival de curtas fortalece o potencial do município para o cinema

17/03/2017

O  devaneio de uma  menina durante um sonho onde falta  água  e a  amizade de um tio e  seu sobrinho interrompida pela morte. Os dois enredos  conquistaram os mais de 800 espectadores que participaram do 1º festival de curtas do Mato Grosso. Os curtas ganhadores  foram "A Decisão foi sua" e "CauliFlora", que concorreram com 21 curtas-metragens inscritos e exibidos durante o festival com tema meio ambiente. 

O projeto, que é realizado pelo Instituto Equipav através da Lei Nacional de Incentivo a Cultura, Lei Rouanet e com patrocínio da Nascentes do Xingu (Águas de Primavera), atendeu mais de 200 jovens nos municípios de Primavera do Leste, Sinop, Barra do Garças e Poconé. " É muito importante como o poder público em nosso  município apóia a cultura, é  por  isso que Primavera do Leste recebe vários projetos, e  pode trazer para apreciação de todos festivais importantes como 1º festival de curtas do Mato Grosso, que propicia uma nova realidade e inicia a profissionalização dos nosso jovens em carreiras artísticas como a do Cinema e Vídeo", destacou o Secretário de Cultura do município Wanderson Lana. 

Durante todos os dias do festival, avaliadores com competência e experiência foram convidados para analisar e apontar os vencedores  e valorizar a qualidade das produções exibidas.  Como destaca o Cineasta e avaliador Amaury Tangará "Primavera do Leste  já se tornou um dos pólos culturais  mais importantes fora da capital em Mato Grosso, e  as 12  produções locais apresentadas no festival mostra a possibilidade que a comunidade tem de  mergulhar em cultura e  produzir seus próprios  filmes, e ter produtos culturais que podem ser levados para todos estado e país", destacou o Cineasta.

O festival  recebe incentivo privado, como é o caso da  empresa  Águas do Xingu, que acreditou no projeto e investiu na produção dos curtas. " Através da  Lei Rouanet, conseguimos patrocinar  e ajudar a despertar nos jovens que participaram do festival a paixão pelo cinema e  uma visão mais  social e ambiental que, sem dúvida, irá impactar em nossa sociedade" Finalizou Danilo Almeida Gestor Regional Nascentes  do Xingu. 

Veja também:

Exposição itinerante de Arte Sacra marca reabertura do Salão das Águas em Primavera do Leste

Artista primaverense é selecionado para o 26º Salão Jovem Arte do Estado de Mato Grosso

PROJETO PÔR DO SOL ONLINE ABRE ESPAÇO PARA APRESENTAÇÕES DE ARTISTAS DE PRIMAVERA

Confira a programação do Natal Encantado 2020

O Maior e Mais Democrático Festival das Artes da Cena de Mato Grosso está com as inscrições abertas

Confira os ganhadores do 9º Festival de Dança - Tema Cinema

Salão das Águas estreia nova exposição de artes plásticas

Mais de 1.500 pessoas participam do Fetran 2019 em Primavera do Leste

16ª edição do Fetran começa nesta segunda-feira (17)

Primavera do Leste é destaque no fórum de gestores de Esporte e Cultura de Mato Grosso

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333