Compartilhe:
16/03/2017
Com período de chuvas a incidência de focos do mosquito transmissor da dengue zika e chikungunya aumenta, para combater o vetor com ações práticas e campanhas de conscientização foi criada há dois anos em Primavera do Leste a Sala Municipal de Coordenação e Controle ao Vetor Aedes, e este ano duas reuniões técnicas já foram desenvolvidas.
Fazem parte da Sala de combate, os órgãos de saúde do município como Secretaria de Saúde, Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Atenção à Saúde, Vigilância Sanitária, além de representantes de setores da iniciativa pública e privada do município e imprensa. " A primeira reunião foi exclusiva para arquitetar todo trabalho de combate, junto aos órgãos de saúde, já estamos organizados e trabalhando em parceria com a secretaria de obras que até o momento atendeu as solicitações, para recolhimento de lixo limpeza de terrenos entre outros", destacou Barbara Pelissari, Coordenadora Vigilância Ambiental .
Além de organizar o trabalho de todos os agentes de endemias, no combate aos focos de proliferação do mosquito, os participantes da sala também já organizaram uma campanha em parceria com a secretaria de educação. "Vamos confeccionar e distribuir, panfletos educativos aos alunos, explicando o combate, doenças, e canais de denúncias, para combater o mosquito;" destacou a coordenadora.
O trabalho que já é desenvolvido há anos e vem surtindo efeitos positivos e os resultados no Levantamento de Índice Rápido Aedes Aegypti - LIRA de janeiro no município que chegou a 2,7% e em Março caiu para 1,3%, porém , os níveis aceitáveis devem estar abaixo de 1%. " A maior incidência de focos do vetor (mosquito), está no lixo e entulhos descartado em locais inapropriados, por isso pedimos a população que promova o descarte nos eco pontos espalhados pela cidade; " salientou a coordenadora.
Quem também compõe a sala é o setor de fiscalização da Prefeitura Municipal, responsável por autuar e multar caso seja necessário, quem descarta lixo em locais inadequados, e donos de terrenos que não provem a limpeza, tudo com base na Lei 500 do Código de Posturas do Município." Todos os trabalhos solicitados a secretaria de obras e fiscalização foram executados;" destacou a coordenadora.
A coordenadoria de meio ambiente também é parceira, atuando junto com os comércios que possuem grande quantidade de pneus acumulados. Vale destacar para estes comerciantes, que o espaço destinado para depósito de pneus faz o recebimento toda quarta-feira de manhã, no aterro sanitário da cidade.
As reuniões acontecem uma vez por mês, a próxima será em 19 de abril e contará com a presença de moradores e representantes de bairros. O apoio da população é essencial para combate, não só para extermínio de focos do mosquito como para denuncia de possíveis criadouros.
Para denunciar utilize os seguintes canais:
Prefeitura municipal 3498 3333
Vigilância sanitária 3498-4046
Ouvidoria Municipal 0800 647 5088
Fiscalização municipal 3498 3333
Veja também:
Boletim Corona vírus 04/02
Boletim Corona vírus 03/02
Boletim Corona vírus 02/02
Boletim Corona vírus 01/02
3ª Conferência Municipal de Saúde Mental debate políticas públicas para melhorar o atendimento à população
Primavera do Leste já vacinou 84,46% da população contra a covid-19
Boletim Corona vírus 23.08.21
NOTA INFORMATIVA 525
Vacinometrô 23.08.21
NOTA INFORMATIVA 524
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO