Sala Municipal de combate ao Aedes organiza ações de controle.

16/03/2017

Assessoria de Comunicação

Com período de chuvas a incidência de focos do mosquito transmissor da dengue zika e chikungunya aumenta, para combater o vetor com ações práticas e campanhas de  conscientização foi criada há dois anos em Primavera do Leste a  Sala Municipal de Coordenação e Controle ao Vetor Aedes, e  este ano duas reuniões técnicas já foram desenvolvidas.

Fazem parte da Sala de combate, os órgãos  de saúde do município como Secretaria de Saúde, Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Atenção à Saúde, Vigilância Sanitária, além de representantes de setores  da iniciativa pública e privada do município e imprensa. " A  primeira reunião foi exclusiva para arquitetar todo trabalho de combate, junto aos órgãos  de  saúde, já estamos organizados e trabalhando em parceria  com a  secretaria de  obras que até o momento atendeu as  solicitações, para recolhimento de lixo limpeza de terrenos entre outros", destacou Barbara Pelissari, Coordenadora Vigilância Ambiental .

Além de  organizar o trabalho de  todos os agentes de endemias, no combate aos focos de proliferação do mosquito, os participantes da sala também já organizaram uma campanha em parceria com a  secretaria de educação.  "Vamos confeccionar e distribuir, panfletos educativos aos alunos, explicando o combate,  doenças, e  canais de denúncias, para combater  o mosquito;"  destacou a coordenadora.

O  trabalho que já  é desenvolvido há  anos e vem  surtindo efeitos positivos e os  resultados  no Levantamento de Índice Rápido Aedes Aegypti - LIRA de janeiro no município que  chegou a 2,7% e em Março caiu para 1,3%, porém , os níveis aceitáveis devem estar abaixo de 1%.  " A maior incidência de focos do vetor (mosquito), está no lixo e entulhos  descartado em locais inapropriados, por isso pedimos a população que promova o descarte nos eco pontos espalhados pela  cidade; " salientou a coordenadora.

Quem também compõe a  sala   é o setor de fiscalização da Prefeitura Municipal,  responsável por autuar e multar caso seja necessário, quem descarta  lixo em locais inadequados, e donos de terrenos que não provem a limpeza, tudo com base na Lei 500 do Código de Posturas do Município." Todos os trabalhos solicitados a secretaria de obras e fiscalização foram executados;" destacou a  coordenadora.

A coordenadoria de meio ambiente também é parceira, atuando junto com os comércios que possuem grande quantidade de pneus acumulados. Vale destacar para estes comerciantes, que o espaço destinado para depósito de pneus faz o recebimento toda quarta-feira de manhã, no aterro sanitário da cidade.

As reuniões  acontecem uma vez por mês, a próxima será  em  19 de abril e contará com a presença  de  moradores e representantes de bairros.  O apoio da população é essencial para combate, não só para extermínio de focos do mosquito como para denuncia de possíveis  criadouros.

Para  denunciar utilize os  seguintes canais:

Prefeitura municipal 3498 3333

Vigilância sanitária  3498-4046