Compartilhe:
08/03/2017
Foram meses de aulas de cinema e de discussões sobre problemas e práticas de preservação do meio ambiente durante o projeto Cinema no Mato, que resultaram na realização de 21 curtas-metragens que serão apresentados no I Festival de Curtas de Mato Grosso.
O projeto, que é realizado pelo Instituto Equipav, através da Lei Nacional de Incentivo a Cultura, Lei Rouanet e com patrocínio da Nascentes do Xingu (Águas de Primavera), atendeu mais de 200 jovens nos municípios de Primavera do Leste, Sinop, Barra do Garças e Poconé.
A ação visa formar profissionais nos mais diversos setores do audiovisual: roteiro, direção, produção e montagem ofertando equipamentos, programas e profissionais com qualidades requeridas para preparar os jovens para o mercado cultural do cinema e vídeo. A proposta do projeto se torna ainda mais importante porque todas as produções tem como objetivo discutir o meio ambiente.
"São dois seguimentos trabalhados: O cinema visando a profissionalização e o surgimento de novos roteiristas e profissionais do mercado cinematográfico; E a discussão de ações e situações ligadas ao meio ambiente, assunto de grande importância e urgência, principalmente em um estado como Mato Grosso que possui três grandes biomas" Salienta Wanderson Lana do polo de Primavera do Leste.
Os roteiros, gravações e edição foram feitos pelos alunos. Adolescentes tiveram a oportunidade de ter um curta-metragem gravado e com grande qualidade de imagem. O resultado é uma ação de fortalecimento do protagonismo jovem na sociedade que reverbera nas escolas e nos bairros, promove o audiovisual e coloca a comunidade para discutir os problemas globais relacionados à natureza e sua preservação.
A Prefeitura de Primavera do Leste é parceira na realização do projeto e acredita que a juventude tem papel fundamental nas mudanças de postura da população e que é uma grande satisfação poder trabalhar o audiovisual na cidade e saber que projetos de cinema começam a chegar no interior que tem tanto a dizer ao mundo.
I Festival de Curtas de Mato Grosso.
Horários das sessões:
- Dia 13 - 19:30 (Cine Teatro Vila Rica)
- Dia 14 - 8h e 14h (Cine Teatro Vila Rica)
- Dia 15 - 8h e 14h (Cine Teatro Vila Rica) e 19:30 (Praça da Matriz)
- Dia 16 - 8h (Cine Teatro Vila Rica) e 19:30 (Praça da Matriz)
*Retirada de ingressos deve ser feita com 1h de antecendência antes de cada sessão, no local de apresentação.
Veja também:
EDITAL “MOVIMENTAR” GARANTE 3 MILHÕES INVESTIDOS PARA CULTURA E ESPORTE
Prefeitura de Primavera viabiliza 120 mil reais para projetos culturais
Secult orienta e auxilia artistas locais para participarem de concurso federal
Inscrições para 1º Prêmio Primavera de Artes Visuais estão abertas
Inscrições para o Primacanta 2020 estão abertas
Blocos do Primafolia arrecadam mais de duas toneladas de alimentos
Com apoio da iniciativa privada Prefeitura garante Primafolia 2020
Projeto de fomento à cultura é lançado em Primavera do Leste
Circula Velha Joana traz espetáculos vencedores do penúltimo Festival Velha Joana
XIII Festival Velha Joana é o maior de todos os tempos
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO