Compartilhe:
06/03/2017
Na manhã de domingo (05), o prefeito Getúlio Viana esteve reunido com o deputado federal Valtenir Pereira (PMDB – MT) e representantes indígenas, pra discutir a construção da Casa de Saúde Indígena (Casai), em Primavera do Leste, e também o repasse de verba federal para investimento em saúde indígena no município.
A Casai funcionará como centro de apoio aos índios que buscam atendimento médico de média ou alta complexidade na cidade e que são atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS). Construída com recursos destinado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), é um investimento de 4 milhões, com prazo de dois anos para construção.
Durante a reunião, o deputado sinalizou seu apoio na busca de recursos para o investimento em saúde no município, “Eu sei da importância do trabalho e acolhimento que Primavera do Leste faz à população indígena. Meu objetivo, como parlamentar, é turbinar recursos para investimento em saúde no município, e a Casai é um deles”, destacou o parlamentar.
Atualmente, o município não recebe nenhum repasse federal para atendimento à saúde indígena, pois, não possui áreas indígenas registradas, mas devido a demanda crescente de atendimentos, durante a reunião foi discutido a possibilidade de buscar recursos federais. Joel Goes, coordenador distrital do Ministério da Saúde, explicou que, “a intenção do Ministério é identificar quem realmente está atendendo os indígenas para que receba o devido repasse”, explicou.
O Prefeito Getúlio Viana ressaltou a falta de repasse federal destinado à saúde indígena no município, e acordou a busca desses recursos em parceria com o prefeito de Poxoréu, Nelson Paim, que também participou da reunião, e destacou que seu município, mesmo com áreas indígenas registradas, também não está recebendo recursos federais destinados à saúde indígena.
Para Viana, a iniciativa da construção da Casai irá melhorar o atendimento à saúde indígena no município, “hoje temos uma demanda alta de atendimentos, a Casai será uma auxílio a mais na recuperação desses pacientes. O próximo passo é decidir o local de instalação. Em seguida iniciaremos a construção”, destacou o prefeito.
Já o secretário de saúde de Primavera do Leste, Ivaldir Ortiz valorizou a implantação da Casai para a eficácia nos tratamentos, “sem dúvidas a implantação de uma casa de saúde indígena trará mais qualidade e eficácia no atendimento, pois muitas vezes os tratamentos na saúde indígena são interrompidos quando os pacientes voltam para as tribos, porém, com a Casai, eles retornarão apenas o término dos tratamentos, o que irá reduzir a reincidência desses pacientes”, finalizou o secretário.
Veja também:
Juiz Alexandre Delicato Pampado assume interinamente a Prefeitura de Primavera do Leste por dois dias
Prefeito interino Valdecir Alventino recebe Deputada Federal Coronel Fernanda
Mulheres ocupam cargos estratégicos na Prefeitura
Projeto Social Mãe Cidinha deve ampliar espaço com doação de terreno pela Prefeitura
2021 será um divisor de águas na administração pública
Prefeitura decreta recesso entre os dias 21 de dezembro e 3 de janeiro
Nota de Pesar
Veja o que muda em Primavera do Leste a partir desta quarta-feira (15)
Nota de Pesar
“Eu Amo Meu Bairro” chega para a região do Jardim Luciana e Poncho Verde
Veja mais
FOTOS
NOTÍCIAS
ACESSO RÁPIDO