Primavera do Leste registra mais de mil nascimentos de janeiro a setembro de 2024

Somente no último quadrimestre foram registrados 476 nascimentos

Coordenadoria de comunicação - 16/10/2024

Desde o início do ano até final de setembro, a cidade de Primavera do Leste registrou 1.123 nascimentos, sendo 561 do sexo masculino e 562 do sexo feminino. As informações são do Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC) divulgadas através do informe epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Primavera do Leste no mês de outubro.

Somente no último quadrimestre foram registrados 476 nascimentos: 125 em junho, 98 em julho, 128 em agosto e 125 em setembro. O prefeito Leonardo Bortolin lembra que nem sempre foi assim. “Hoje podemos celebrar porque as gestantes têm uma estrutura planejada para atendê-las desde o pré-natal, sendo avaliadas de acordo com risco gestacional. Atualmente, nossas gestantes podem ter o bebê no nosso município com segurança, sem precisar ir para cidades vizinhas para isso, como acontecia anos atrás", pontua.

A secretária municipal de Saúde, Paula Xavier, comemorou o feito: “Uma feliz realidade que conseguimos construir para que essas mães tenham o parto realizado por equipes capacitadas, em local adequado e com segurança aqui em Primavera”. Ela completou ainda que “com a nova Rede Alyne, estamos em processo de revisão das nossas capacidades de atendimento, sendo possível nos transformar em pólo macrorregional para ampliar o atendimento e abranger também as Gestantes de Alto Risco”, finalizou.

A Rede Alyne foi implantada pela Portaria º5.350 de 12 de setembro de 2024 em substituição a antiga Rede Cegonha.

Confira aqui os informes epidemiológicos com dados completos de junho, julho, agosto e setembro.