menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Com período chuvoso próximo, Vigilância Ambiental reforça as ações de combate ao aedes aegypti em Primavera do Leste

Poder público conta com engajamento da população

Coordenadoria de comunicação - 11/10/2024

O período de chuvas está chegando em Primavera do Leste. E quanto mais água parada nos recintos, maior a possibilidade dos recipientes virarem criadouros do aedes aegypti, o mosquito da dengue. Para minimizar essa situação, a Vigilância Ambiental do município passou a intensificar as vistorias aos imóveis e orientar sobre ações assertivas que os moradores precisam realizar para evitar criadouros do mosquito.

 

O aumento do número de visitas foi expressivo. Em julho foram realizadas cerca de 9 mil visitas a mais do que no mês de junho, passando de 1.280 para 11.021. Em agosto, o número também subiu para quase 3 mil visitas a mais do que julho, chegando a 13.888, conforme dados do Informe Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Primavera do Leste, divulgados em setembro.

 

“Para enfrentar a questão da dengue no nosso município nós estamos atuantes enquanto poder público mas precisamos também da colaboração da nossa população, recebendo os agentes comunitários, cuidando do quintal para não acumular água nos recipientes, enfim… porque essa é uma luta de todos nós”, afirmou o prefeito Leonardo Bortolin.

 

A coordenadora da Vigilância Ambiental no município, Juscilene Sousa Henicka, lembra que as orientações são as mesmas de todos os anos, mas nunca é demais reforçar. “Sempre manter calhas limpas, colocar areia nos vasos de plantas, armazenar pneus em locais cobertos, manter a caixa d’água bem fechada, não acumular sucatas, são formas de cuidar de si, da própria família e de todo o entorno”, enfatizou.

 

Ainda existe muita resistência por parte dos moradores, que hesitam em deixar os agentes comunitários adentrarem nas casas, segundo Juscilene, mas essa ação de orientação e vistoria é fundamental para o combate ao mosquito.

 

De janeiro até agosto deste ano foram registrados 2.968 casos confirmados de dengue no município. O aedes aegypti também é transmissor de outras duas doenças, zika e chikungunya. Até o oitavo mês de 2024 foram confirmados 27 casos de chikungunya e nenhum do zika vírus, segundo dados do Sistema Nacional de Agravos de Notificação (SINAN).

Veja também:

Final de semana será repleto de atrações culturais em Primavera do Leste

Vigilância Ambiental aplica vacina antirrábica em mais de 4 mil animais domésticos nos dois últimos sábados

Prefeitura de Primavera do Leste inicia agendamentos para inscrições no programa habitacional Meu Lar, Meu sonho

Primavera do Leste dá um salto em desenvolvimento esportivo e se torna destaque no Estado

Secretaria de Educação divulga período de pré-matrícula para novos estudantes que vão ingressar na rede municipal em 2025

Mais de 150 profissionais de saúde de Primavera do Leste estão treinados para atender vítimas de obstrução de vias aéreas e parada cardiorrespiratória em situações de urgência

Velha Joana 2024: Festival de teatro divulga espetáculos selecionados na Mostra em Pauta

Projeto Castrapet realiza mais de 1300 castrações de animais domésticos em Primavera do Leste

Trabalho de servidores da Saúde de Primavera do Leste recebe premiação em evento sobre segurança do paciente e controle de infecções

SECULT lança agenda cultural para este domingo (20) em Primavera do Leste

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3500-4500