menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

Coordenadoria de Comunicação

Agricultura familiar fortalece PIB de Primavera do Leste

Secretaria de Agricultura do município tem uma parceria muito forte com o setor

22/03/2021

Por Maria Luiza Nascimento 

                Primavera do Leste é conhecida nacionalmente como cidade do Agronegócio, com suas áreas de soja, milho e algodão e, é interessante destacar neste cenário também a Agricultura Familiar. Essa é a análise do coordenador do setor, Rogério Delmon, que trabalha com cerca de 400 famílias que vivem direta ou indiretamente da produção de gêneros alimentícios na grande Primavera (região de Primavera e área limítrofe) e comercializam principalmente nas feiras da cidade. Os gêneros alimentícios aqui no município são bem diversificados, comum nesta atividade - hortifrutigranjeiros, leite e derivados e mudas de plantas.

                Segundo o secretário Clóvis Albuquerque, a Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, através da Coordenadoria de Agricultura Familiar, assume um papel preponderante quanto ao fomento desta atividade no município por meio de subsídio de tratores, retroescavadeira, grades, encanteiradeira e transporte de resíduos orgânicos. Ele pontua ainda que “as solicitações, a princípio, surgem das associações de produtores e que são encaminhadas à secretaria, para que entrem na programação para realização do serviço solicitado”.

                Atualmente, o município conta com duas Feiras Municipais, referências no Estado - a feira do centro leste que é administrada pela APRHOLESTE (Associação de Hortifrutigranjeiros de Primavera do Leste) e a feira do Primavera III que é administrada pela ASFEGRAMP (Associação de Feirantes da Grande Primavera III).  Nestas, as pessoas encontram vários gêneros alimentícios produzidos pelos agricultores, artesanatos e praça de alimentação.

                Rogério fala com entusiasmo sobre vários projetos que “estamos planejando para os próximos anos”. E, exemplifica - desenvolver um pomar municipal, horta nas escolas, hortas verticais em parceria com a SAS – Secretaria de Assistência Social - Programa de troca implementado, onde o produtor recebe insumos como adubo orgânico/calcário/plasticultura e devolve ao município parte da sua produção que são encaminhados às Unidades do município. Ele ressalta, que a produção de farinha no Assentamento São Gabriel com marca própria é produzida pelas mulheres locais.

                Todos os projetos têm parcerias de instituições ligadas ao setor produtivo - Sindicato Rural, SENAR, SEBRAE, EMBRAPA e Secretaria de Agricultura Familiar do Estado de MT. Segundo o coordenador, “essas parcerias visam melhorar a cadeia produtiva local, buscando excelência na produção de maneira sustentável”.  Otimista e apaixonado pela agricultura familiar, ele reconhece ser “um longo caminho a percorrer, unindo forças buscaremos dar melhores condições aos nossos agricultores a produzir e também ofertaremos produtos de qualidade para nossa população”.

                Para Clóvis Albuquerque existe possibilidade de crescimento significativo na agricultura familiar, “esse segmento já está consolidado na economia do município devido a qualidade dos produtos ofertados nas feiras e nos mercados, mas querermos ir mais além, por isso estamos buscando mecanismos para implementarmos parcerias que possam auxiliar na produção”.

                O prefeito Léo Bortolin é o grande incentivador da agricultura familiar e, reconhece a importância do segmento, “o município tem a produção de soja já consolidada como referência para o Brasil, comércio e setor de serviços fortes, indústrias se instalando, mas a agricultura familiar indiscutivelmente contribui muito para o nosso PIB, são muitas famílias, em torno de 400 que vivem da comercializam de produtos da melhor qualidade e, esse conjunto de fatores oxigena a nossa economia”.

Veja também:

NOTA OFICIAL

Fim de semana será agitado em Primavera do Leste com Campeonato de futebol amador, Copa craques do vôlei e exposição de artes

Universidades públicas oferecem cursos gratuitos de especialização e graduação à distância com inscrições até 25 de maio

Vigilância epidemiológica divulga boletim com dados sobre casos de dengue e cobertura vacinal em Primavera do Leste

População tem até dia 29 de maio para vacinar contra vírus da gripe

Secretaria de Saúde realiza I Simpósio de Saúde Mental de Primavera do Leste

Inauguração da iluminação de LED do Estádio Cerradão e início do 33º Campeonato de Futebol Amador marcam o fim de semana

Kart Cross, Campeonato de Bike, MPB e Bailinho movimentam fim de semana em Primavera do Leste

3ª Copa Craques do Futsal reúne 30 equipes de todo o Estado em Primavera do Leste

Movimento Maio Amarelo realiza ações de conscientização e prevenção de acidentes no trânsito

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333