16/04/2019 - Secretaria de Saúde

Vacinação contra gripe prevê imunizar mais de 11 mil pessoas em Primavera do Leste

Nos três primeiros dias de campanha foram aplicadas doses em quase 7% do grupo prioritário

Nos três primeiros dias de vacinação contra a gripe (10, 11 e 12 de abril), em Primavera do Leste, 798 imunológicos foram aplicados, nas 12 unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) e Centro de Especialidades Médicas Osvaldo Cruz (Cemoc). Este número representa 6,96% do público prioritário que deve ser vacinado em 2019. A Secretaria de Saúde espera 11.497 pessoas para se imunizar até o final da campanha.

No último dia 10 o Ministério da Saúde liberou a vacinação de forma fracionada. Até a próxima quinta-feira (18), as unidades deverão atender apenas as gestantes e crianças - de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias - e puérperas – mulheres dentro dos primeiros 45 dias pós parto.

A próxima etapa começa na segunda-feira (22), quando as doses estarão disponíveis também para os demais grupos prioritários: idosos acima de 60 anos, portadores de doenças crônicas (com apresentação de prescrição médica) e trabalhadores da área da saúde e professores (mediante apresentação de registro profissional ou outro comprovante). Os povos indígenas também se enquadram como público prioritário.

O “Dia D”, que é um sábado dedicado à vacinação de todas as pessoas que se enquadram no público prioritário, está previsto para ocorrer no dia 4 de maio, porém a campanha deve se estender até o dia 31 de maio, conforme prevê o Ministério da Saúde.

De acordo com a perspectiva do Departamento de Vigilância Epidemiológica, das mais de 11 mil vacinas a serem aplicadas em moradores de Primavera do Leste, 5.346 devem ser em crianças até os seis anos de idade, 960 em gestantes, 1.277 em trabalhadores da saúde, 156 em puérperas, 2.843 em idosos e 907 em professores.

ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste