04/04/2019 - Gabinete do prefeito

Prefeitura e FS assinam termo para instalação de usina de etanol no município

O prefeito Léo Bortolin articula a vinda da usina para Primavera do Leste há mais de um ano

Prefeitura e FS assinam termo para instalação de usina de etanol no município

Com previsão para início das obras no segundo semestre de 2019, o presidente da FS Biodiesel, Rafael Abud e o prefeito Léo Bortolin assinaram, na tarde dessa quinta-feira (4), o protocolo de intenção para instalação da usina de etanol a base de milho, que vai oxigenar a economia regional, gerar empregos e, “um divisor de águas para o município”, segundo avaliação do prefeito.

Mesmo que as obras sejam iniciadas em 2019, a partir de agora haverá uma movimentação econômica através dos contratos antecipados com fornecedores, licenciamento, enfim, toda a parte burocrática que antecede a implantação propriamente dita.

Segundo Rafael Abud, “dois fatores nos levaram a optar por Priamvera: a grande produção de milho, que é a nossa matéria prima e a logística favorável à operacionalidade da empresa, além, evidentemente, do incentivo da administração municipal e do apoio pessoal do prefeito Léo”.

No período da construção da obra serão criados cerca de 1.500 empregos diretos e cerca de 8 mil indiretos. Na operacionalização serão em torno de 200 a 250 empregos de alto nível técnico. Eduardo Menezes Mota, diretor do Desenvolvimento Estratégico, adiantou que hoje a sofisticação dos equipamentos para uma indústria desse porte (investimento de R$ 1 bilhão) exige-se mão de obra mais apurada, mas “para isso haverá treinamentos para os funcionários no sentido de adaptá-los a exigência do mercado”.

Para Léo Bortolin, a presença dos executivos da FS em Priamvera, “é a certeza de que o município passa por um novo estágio, um momento especial e, se torna o berço da agroindústria”. A produção da FS será de 530 milhões de litro de etanol/ano, 340 toneladas de farelo/ano e, 1.300 toneladas de milho para o processo de esmagamento.

O prefeito também ressalta o esforço da gestão, desde o início, para garantir o desenvolvimento econômico, procurando as empresas que buscar fazer investimentos de expansão. Ele acredita que a FS é a indústria com maior investimento na cidade de Primavera do Leste durante esse mandato.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste