04/02/2019 - Coordenadoria de Comunicação

Prefeitura convida população para conhecer metas do PDI alcançadas em 2018

No dia 8 de fevereiro será realizada uma reunião para apresentar à população as metas do Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) referentes ao ano de 2018. Das 57 metas traçadas, a Prefeitura conseguiu superar 38, ou seja, um resultado de 66,67% do objetivo concluído. O encontro ocorrerá no Plenário da Câmara Municipal, a partir das 9h. Os credenciamentos terão início a partir das 8h15.

Esta é a oportunidade para que a população conheça mais sobre os planejamentos, acompanhe os trabalhos que a Prefeitura desenvolve para ter uma boa pontuação no PDI. Também será aberto espaço para que os presentes sugiram novas metas a serem atingidas, de forma que toda a população possa ser beneficiada com as ações.

Como exemplos de metas cumpridas a serem apresentadas neste encontro, está a cobertura da Educação Infantil para crianças de 4 e 5 anos. No ano de 2018, 100% dos estudantes dessa faixa etária tiveram as vagas garantidas, assim como estabelece o Ministério da Educação (MEC).

Ainda na área da educação, Primavera do Leste zerou a quantia de evasão escolar na Rede Municipal de Ensino. Atendendo uma das metas do PDI, não há registro, em 2018, de alunos até o 5º ano que tenham abandonado os estudos. Antes do planejamento a cidade contabilizava 0,08% de evasão escolar de crianças até os 11 anos de idade.

Outra meta alcançada é a participação da população em eventos culturais. As ações desenvolvidas conseguiram atingir 87,67% dos primaverenses, sendo que antes de 2018 o município atingia 42,05% da comunidade.

CONHEÇA MAIS SOBRE O PDI

O Programa de Desenvolvimento Institucional Integrado (PDI) foi instituído em 2012 pelo Tribunal de Contas de Mato Grosso com o objetivo de contribuir para a melhoria da eficiência dos serviços públicos, fomentando a adoção de um modelo de administração pública orientada para os resultados para a sociedade.

O foco do PDI é o desenvolvimento integrado e permanente do TCE-MT e de todas as instituições públicas fiscalizadas, a partir da transferência de conhecimento, tecnologias e boas práticas de gestão. Todos os projetos foram estruturados de forma transversal e integrada com a finalidade de otimizar a aplicação dos recursos públicos em benefício da sociedade.

A expectativa do TCE-MT com a implementação do PDI é introduzir na administração pública e na sociedade de Mato Grosso as culturas do planejamento, da transparência, da educação continuada, da eficiência e da inovação, práticas essenciais para o desenvolvimento econômico e social.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste