25/09/2018 - Secretaria de Cultura

Conferência Municipal de Cultura ocorrerá nesta sexta-feira (28)

Artistas e demais seguimentos devem se reunir na Câmara Municipal

Nesta sexta-feira (28) ocorrerá a III Conferência Municipal de Cultura, na Câmara Municipal, às 19h30. A Conferência deve - além de discutir assuntos relacionados a cultura como vetor de desenvolvimento econômico e social - eleger os novos integrantes do Conselho Municipal de Cultura para o biênio 2019/2020.

Todos os artistas do município e pessoas envolvidas direta ou indiretamente com a cultura, estão convidados a participar. O Secretário de Cultura, Wanderson Lana, relata que os participantes terão a possibilidade de discutir a cena cultural primaverense e de mato-grossense, financiamentos públicos e privados para a cultura, economia criativa e inovação, democracia, cidadania e diversidade, além de assuntos relacionados a patrimônios, memórias e bibliotecas.

“A conferência é a instância mais importante do sistema municipal de cultura. É o momento que os artistas de todos os seguimentos se reúnem para eleger seus delegados que serão representantes na Conferência Estadual de Cultura. É nesse momento também que a Secretaria de Cultura tem que apresentar o trabalho realizado, principalmente em relação as metas do Plano Municipal de Cultura para a população, já que essas metas foram votadas em assembleia”, explica Lana.

O secretário também relata que é importante a participação de todos os seguimentos. “Construir política pública é assim, tem que estar presente para contribuir com as ações, por isso esperamos todas as pessoas interessadas na cultura”.

O evento tem como fim o debate entre artistas, produtores, conselheiros, gestores, estudiosos, pesquisadores, investidores e demais protagonistas da cultura, para que haja a devida valorização da diversidade das expressões e pluralismo das opiniões. Outra intenção da Conferência é produzir estratégias para descentralizar e democratizar o acesso dos cidadãos à produção dos bens e serviços culturais.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste