13/09/2018 - Secretaria de Saúde

Primavera do Leste se destaca no Prêmio Nacional do Conselho Federal de Odontologia

O município conquistou a segunda posição na categoria cidades com 50 mil a 300 mil habitantes

Primavera do Leste foi reconhecida, pela segunda vez, como uma das cidades do Estado de Mato Grosso com melhores políticas públicas voltadas para a saúde bucal. No início do mês de setembro o Conselho Regional Odontológico (CRO) divulgou o resultado do prêmio nacional que coloca o município como o segundo melhor de Mato Grosso no que se refere a tratamentos odontológicos, na categoria de municípios com 50 mil a 300 mil habitantes.

Esta pesquisa é realizada pelo Conselho federal de Odontologia (CFO), em parceria com o programa Brasil Sorridente. Documentos e informações sobre o atendimento odontológico na cidade são requisitados e, a partir daí o CFO faz uma análise dos documentos por parte de todos os membros da Comissão Estadual do CRO-MT.

Na etapa estadual, todos os municípios inscritos serão contemplados com certificados e placas de homenagem à participação no prêmio, sendo que os primeiros colocados receberão um kit educativo de macro modelos em saúde bucal e irão concorrer, na etapa nacional, a um equipamento odontológico. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 15 de setembro de 2018.

Confira a classificação referente ao estado de Mato Grosso, considerando os diferentes grupos populacionais:

Municípios com até 50.000 habitantes: 1º lugar – Nova Ubiratã (68 pontos), 2º lugar – Lucas do Rio Verde (59,5 pontos), 3º lugar – Sapezal (55,5 pontos), 4º lugar – Alto Boa Vista (53 pontos), 5º lugar – Santa Rita do Trivelato (42 pontos), 6º lugar – Nortelândia (27 pontos).

Municípios entre 50.001 a 300.000 habitantes: 1º lugar – Sorriso (65 pontos), 2º lugar – Primavera do Leste (61 pontos).

Programa Brasil Sorridente

Criado em 2004, o Programa Brasil Sorridente faz parte da Política Nacional de Saúde Bucal e prevê uma série de ações para facilitar e ampliar o acesso da população ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Entre as medidas do programa, destacam-se as ações de promoção e prevenção, com viabilização da adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público; a reorganização da Atenção Básica em saúde bucal, principalmente com a implantação das Equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família; a ampliação e qualificação da Atenção Especializada, especialmente com a implantação dos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) e a reabilitação protética, por meio dos Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.

O programa Brasil Sorridente beneficia, atualmente, 70,6 milhões de brasileiros. Hoje, são 22.213 equipes de Saúde Bucal (ESB) no País. O programa cobre 4.903 municípios. Atualmente, o Brasil conta com 942 Centros de Especialidades Odontológicas, em 773 municípios brasileiros.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste