menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

10/08/2018 - Secretaria de Saúde

Prefeito regulariza a efetivação de 91 agentes comunitárias de Primavera do Leste

As servidoras aguardavam essa conquista há quase 20 anos

Prefeito regulariza a efetivação de 91 agentes comunitárias de Primavera do Leste

No fim da tarde desta sexta-feira (10) o saguão da Prefeitura de Primavera do Leste esteve tomado por agentes comunitárias de saúde (ACS) e agentes comunitárias de endemias (ACE). Sem saber, elas foram convidadas para receber a informação de que, a partir de agora, 91 delas passam a ter todos os direitos iguais aos demais servidores efetivos da prefeitura, pois o prefeito Léo Bortolin entregou a elas a regularização e convalidação dos cargos.

Com certificação do Tribunal de Contas Estadual (TCE), está garantido a essas profissionais, também, o pagamento dos direitos retroativos. Desde 2000, as agentes vêm lutando para conquistar o que a Marlan José da Costa chama de luta. “Hoje a gente está concluindo uma vitória. Estamos realizadas. Só de saber que vamos ter segurança para aposentar, muda toda a nossa vida, pois éramos vistas como se não existíssemos no quadro de servidores públicos, e hoje presenciamos esse ato de humanização. Temos muita gratidão”, comenta a representante das ACS e ACE de Primavera do Leste.

Uma das responsáveis por colaborar com o processo de regularização foi Cida Canabrava, que faz parte da assessoria do Secretário de Saúde. Ela acredita que “a efetivação traz para essas profissionais, estabilidade, porque até o momento elas não sabiam se poderiam ser demitidas. O que está acontecendo aqui é o reconhecimento da importância que as nossas ACS e ACE tem para a comunidade”.

A assessora também defende que o trabalho das agentes é um dos mais importantes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela explica que as profissionais trabalham com a sociedade para levar a prevenção de doenças, dando orientações e por meio de acompanhamentos. “Elas enxergam qual é a real necessidade da família, cria-se um vínculo. É o contato mais próximo que a saúde pública pode ter do cidadão”.

O prefeito Léo Bortolin observou que a gestão está, em oito meses, tratando um problema de duas décadas. “Após muitos prefeitos e secretários passarem, tenho a honra de conseguir, junto a minha equipe, realizar esse ato. É um dos momentos mais importantes da gestão”, declarou Léo.

A luta ainda não terminou, o prefeito diz que trabalha para, agora, regularizar a efetivação de mais 36 servidoras, que estão aguardando algumas pendências a serem resolvidas.

ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste

Fotos:

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Vacinação contra gripe prevê imunizar mais de 11 mil pessoas em Primavera do Leste

O Melhor de Mim – projeto de auriculoterapia vai contribuir com a rotina do autista

Prefeitura disponibiliza 1.100 ultrassons no mês da mulher

Secretaria de Saúde reinicia o controle ao tabagismo

Rede Pública de Saúde oferece oficina de massagem para recém-nascidos

ESFs iniciam campanha contra hanseníase

NOTA DE PESAR

Saúde de Primavera do Leste recebe veículo em véspera de Natal

Pastoral da AIDS realiza ações de combate e prevenção

Posto de saúde do Buritis dá início ao atendimento à população

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333