menu mobile

Home / Notícias

Notícias

Compartilhe:

10/08/2018 - Secretaria de Saúde

Prefeito regulariza a efetivação de 91 agentes comunitárias de Primavera do Leste

As servidoras aguardavam essa conquista há quase 20 anos

No fim da tarde desta sexta-feira (10) o saguão da Prefeitura de Primavera do Leste esteve tomado por agentes comunitárias de saúde (ACS) e agentes comunitárias de endemias (ACE). Sem saber, elas foram convidadas para receber a informação de que, a partir de agora, 91 delas passam a ter todos os direitos iguais aos demais servidores efetivos da prefeitura, pois o prefeito Léo Bortolin entregou a elas a regularização e convalidação dos cargos.

Com certificação do Tribunal de Contas Estadual (TCE), está garantido a essas profissionais, também, o pagamento dos direitos retroativos. Desde 2000, as agentes vêm lutando para conquistar o que a Marlan José da Costa chama de luta. “Hoje a gente está concluindo uma vitória. Estamos realizadas. Só de saber que vamos ter segurança para aposentar, muda toda a nossa vida, pois éramos vistas como se não existíssemos no quadro de servidores públicos, e hoje presenciamos esse ato de humanização. Temos muita gratidão”, comenta a representante das ACS e ACE de Primavera do Leste.

Uma das responsáveis por colaborar com o processo de regularização foi Cida Canabrava, que faz parte da assessoria do Secretário de Saúde. Ela acredita que “a efetivação traz para essas profissionais, estabilidade, porque até o momento elas não sabiam se poderiam ser demitidas. O que está acontecendo aqui é o reconhecimento da importância que as nossas ACS e ACE tem para a comunidade”.

A assessora também defende que o trabalho das agentes é um dos mais importantes dentro do Sistema Único de Saúde (SUS). Ela explica que as profissionais trabalham com a sociedade para levar a prevenção de doenças, dando orientações e por meio de acompanhamentos. “Elas enxergam qual é a real necessidade da família, cria-se um vínculo. É o contato mais próximo que a saúde pública pode ter do cidadão”.

O prefeito Léo Bortolin observou que a gestão está, em oito meses, tratando um problema de duas décadas. “Após muitos prefeitos e secretários passarem, tenho a honra de conseguir, junto a minha equipe, realizar esse ato. É um dos momentos mais importantes da gestão”, declarou Léo.

A luta ainda não terminou, o prefeito diz que trabalha para, agora, regularizar a efetivação de mais 36 servidoras, que estão aguardando algumas pendências a serem resolvidas.

ASCOM - Prefeitura de Primavera do Leste

Fotos:

Comentários




Comentário



código

código captcha

Nome *


E-mail * (o e-mail não será divulgado)

Veja também:

Mutirão atende mais de 600 pacientes com consultas oftalmológicas

Vacina contra hepatite A tem alto índice de proteção na primeira dose

Posto de Saúde é inaugurado para atender a região dos bairros Buritis

Município receberá Carreta da Hanseníase para atendimento gratuito

Unidades de saúde atenderão mulheres até as 20h em outubro

Primavera é premiada por ultrapassar meta de vacinação contra pólio e sarampo

Dia “D” de vacinação antirrábica ocorrerá neste sábado (22)

Primavera do Leste se destaca no Prêmio Nacional do Conselho Federal de Odontologia

Município inaugura departamento de adaptação para portadores de hanseníase

Upa de Primavera do Leste aprimora ficha clínica de pacientes

Veja mais

Prefeitura Municipal de Primavera do Leste / MT
Todos os Direitos Reservados

Rua Maringá, 444 - Centro
Primavera do Leste - MT - CEP 78850-000
(66) 3498-3333