31/07/2018 - Secretaria de Cultura

Exposição de Moacyr Freitas no Salão das Águas está terminando

Os quadros que relatam a história de Mato Grosso ficarão expostos até o próximo dia 15

A exposição de Moacyr Freitas está prestes a terminar em Primavera do Leste. Quem ainda não visitou as pinturas do artista no Salão das Águas tem até o dia 15 de agosto para apreciar quadros que relatam a história de Mato Grosso por meio da pintura.

O público em geral pode conhecer a exposição. O Salão das Águas está aberto todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 11h e das 13h às 21h. Aos finais de semana a visitação é liberada ao público apenas aos domingos, das 16h às 19h. O Salão das Águas está localizado na Avenida dos Lagos, no contêiner conhecido como Yellow.

A EXPOSIÇÃO

Gurupira é a primeira exposição exibida no Salão das Águas.  O pintor Moacyr conta, através das telas, a história de Mato Grosso, sua colonização fundamentada em registros históricos, ressaltando a chegada dos bandeirantes e a descoberta dos índios nesse território. A intenção da Secretaria de Cultura é manter exposições permanentes durante todo o ano.

QUEM É MOACYR FREITAS

Moacyr nasceu em 7 de junho de 1930, em Cuiabá. Em 1960 ele se formou pela Faculdade Nacional de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Além disso, ele é escritor. Após a aposentadoria começou a desenhar e pintar, em 1991, quando entrou para o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso.

Moacyr Freitas também foi um dos idealizadores do Centro Político Administrativo (CPA) de Cuiabá. Amante da história e da cultura regional, o artista contribuiu com o acervo pictórico o Estado, ao deixar registradas, em suas telas, cenas dos períodos provincial e colonial de Mato Grosso.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste