13/06/2018 - Secretaria de Saúde

Prefeitura esclarece caso suspeito de febre amarela

É importante que as pessoas que não se vacinaram, procure uma unidade de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde informa que há um caso suspeito de febre amarela em um morador do município de Primavera do Leste. O paciente encontra-se bem e totalmente fora do período de transmissibilidade da doença.

O caso encontra-se sob investigação. Ainda não é possível identificar, com exatidão, o local de infecção, porque no período em que o paciente adoeceu, não estava em Primavera do Leste, e sim a trabalho em outros municípios.

Entretanto, considerando a necessidade de assegurar a proteção à população, a Secretaria solicita aos habitantes ainda não vacinados contra a febre amarela, que procurem a unidade básica de saúde mais próxima de sua casa para receber a dose. É necessário que esteja com a carteira de vacinação em mãos.

Conforme as normativas do Ministério da Saúde, a vacina é oferecida em dose única, a partir dos nove meses, e garante imunidade por toda a vida.

Algumas recomendações devem ser observadas antes de receber a vacina:

• A vacina é contraindicada para pessoas com alergia severa ao ovo, portadores de doenças autoimunes e imunodeprimidos.
  • A vacinação em gestantes não é recomendada.
  • Recomenda-se que pessoas com mais de 60 anos passem por avaliação médica antes de tomar a vacina.
  • Orienta-se que as mulheres que estejam amamentando adiem a vacina até a criança completar seis meses de vida.

A vacinação é uma ação exclusivamente preventiva, com foco em pessoas ainda não vacinadas.

A secretaria reforça que não há riscos de iminente transmissão, por isso, também não há motivos para preocupações.

Ascom - Prefeitura de Primavera do Leste