18º Cavalgada dos Trabalhadores integra as comemorações de aniversário de Primavera do Leste

Coordenadoria de comunicação - 29/04/2024

Primavera do Leste está prestes a completar 38 anos no dia 13 de maio. E para celebrar essa data acontecerá no feriado do dia 1º de maio a Cavalgada dos Trabalhadores, que está em sua 18º edição.

A ação tem início às 8h na Praça de Eventos (próximo à pista de caminhada) e, após percorrerem as principais avenidas da cidade, os participantes devem chegar ao meio dia no Parque de Exposições do Sindicato Rural. Além disso, será servido almoço gratuito aos tropeiros. A música ao vivo fica por conta de Siliane Uchoa e Zeca & Carol, que animam o público presente.

“Esse já é um evento tradicional e aguardado no nosso município. É uma forma também de honrarmos e homenagearmos as tradições e os trabalhadores rurais”, afirmou o prefeito Leonardo Bortolin.

O secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Higor Nascimento, comenta que a cidade tem cerca de 400 famílias ligadas à agricultura familiar e as cavalgadas são muito tradicionais para essas pessoas, sendo realizadas por motivos religiosos, cívicos, por lazer, entre outros. “No nosso município esse evento já entrou no calendário oficial e nós da SAMA somos responsáveis por garantir que as questões de ordem sanitária sejam devidamente cumpridas”, comentou.

O superintendente da agricultura familiar de Primavera do Leste, Rogério Delmon, explica que nesta cavalgada a Prefeitura Municipal subsidiou mais de 200 exames dos equídeos (cavalos, éguas, mulas, burros) para a anemia infecciosa, uma exigência sanitária dos órgãos Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea—MT) e Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Tudo isso para que o evento ocorra com segurança e tranquilidade para os participantes.