Áreas de lazer movimentam a prática esportiva em Primavera do Leste

Nove em cada 10 espaços públicos do município oferecem alguma atividade física.

Coordenadoria de Comunicação - 14/09/2022

Áreas de lazer movimentam a prática esportiva em Primavera do Leste

A chave para criar um ambiente agradável em uma cidade é investir em pontos públicos que garantem diversão, conforto, segurança e saúde.

Primavera do Leste conta com cerca de 50 áreas de lazer, entre elas, praças, complexos, orla do lago, bosque, e nestas, aproximadamente 90% oferece ao menos uma prática esportiva.

Não são apenas os número de locais que impressionam, mas também a diversificação.

De acordo com o Secretário de Esportes, Luiz Freitas, o município é a capital da diversidade esportiva em Mato Grosso.

“Não temos só uma modalidade se destacando, são mais de 35, e desde que diminuiu a pandemia, as pessoas estão buscando mais qualidade de vida, saúde e esse movimento se reflete nas praças”.

Para o prefeito Leonardo Bortolin, tanto a inauguração de novas praças quanto a manutenção das mais antigas é um compromisso da gestão.

“Investimos no nosso maior bem, que é são os primaverenses. Por isso oferecemos dezenas de espaços completos, onde as famílias vão para fazer esportes, caminhada, brincadeiras e piquenique”.

Criação de ambiente competitivo

Convivem diversos tipos e níveis de esportistas em Primavera, desde aqueles que se exercitam recreativamente até aqueles que gostam de competir.

Para quem curte manter a forma, alongar os músculos ou apenas fazer alguma atividade, existem 21 pistas de caminhadas e 36 academias ao ar livre, divididas em todos os setores da cidade.

Já para os competitivos também não faltam oportunidades. “A secretaria incentiva com seu calendário de evento os esportistas treinarem diariamente para participar das competições,” explica Luiz Freitas.

Entre as modalidades que mais crescem no país, podemos destacar os esportes de praia, entre eles vôlei e futevôlei. Para essa galera, existem 15 quadras que são utilizadas em etapas regionais.

Inclusão social e homenagens

Alguns dispositivos possuem atividades especiais e inclusivas. A recém inaugurada, praça Dr. Anderson Boese, tem quadras, play ground, campo de futebol e uma academia ao ar livre ada adaptada para pessoas com deficiência, sendo uma homenagem ao advogado cadeirante.

“A marca da nossa gestão é cuidar de pessoas, seja oferecendo esporte, cultura e até homenageando grandes primaverenses, como é o caso do Dr. Anderson Boese”, ressalta o vice-prefeito, Ademir Goes.

Além da melhoria da qualidade de vida, praças causam mudança social em comunidades. Um exemplo disso é a Praça Manoel de Souza da Silva, localizada no bairro Bela Vista. Durante muitos anos, o local foi um lixão e agora se tornou em um belo cartão postal.

O local tem academia e pista de caminhada, pergolados com madeira apreendida feitos por um profissional de secretária de obras, assim como cada detalhe do que foi construído.

Primavera ainda tem também alguns espaços exclusivos, como é o caso de duas praças com futmesa, duas arenas de Cross Fit e uma de patins.